A iniciativa começou no dia 15 de Julho, na Praia da Areia Branca, na Lourinhã, e termina no próximo dia 23 de Agosto. São 2222 quilómetros distribuídos por 40 etapas. A etapa 27 ligou, hoje, Macedo de Cavaleiros a Bragança.
João Paulo Félix é sociólogo de profissão, já trabalhou em Bragança, e procura sensibilizar os portugueses para vários problemas da sociedade, este ano a defesa dos direitos das crianças. Um desafio exigente e que tem sido bem acolhido nas localidades por onde passa. “Tem sido extraordinário com uma moldura humana incrível e a envolvência de várias entidades. Os direitos das crianças é uma área que é de todos nós. Tem sido um sonho. Alguém em pleno Verão propor-se a correr 2222 quilómetros tem que ser alguém com muita coragem. Os dias são difíceis, o cansaço mental e físico é difícil de gerir”, disse o atleta.
Nos pontos de passagem são muitos os atletas locais que o acompanham no final de cada etapa, mas João Paulo Félix faz a maior parte do percurso sozinho, uma média de 55 quilómetros diários. Por trás deste projecto há um conjunto de pessoas que colaboram para a sua concretização. “Tenho uma equipa residente de quatro voluntários, que suportam o meu trabalho, e outras pessoas que estão no terreno com a parceria com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens. Depois, nos locais as CPCJ dinamizam as entidades”.
A “Volta a Portugal a Correr 2021” promove causas sociais mas também a prática de desporto. “Este projecto promove o desporto sempre ligado a causas sociais. Este projecto espalha a mensagem pelo país para promover os direitos das crianças. Tem sido fantástico”.
De Bragança o atleta segue para Vinhais, depois já ter passado por Mirandela e Macedo de Cavaleiros. A Volta a Portugal a Correr termina a 23 de Agosto, na Praia da Areia Branca.
João Paulo Félix está já a preparar a próxima corrida solidária que vai acontecer em Abril de 2022.
Sem comentários:
Enviar um comentário