Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

𝗨𝗺 𝘀𝘂𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗰𝗵𝗮𝗺𝗮𝗱𝗼 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗖𝗹𝗮𝘀𝘀𝗶𝗰𝗙𝗲𝘀𝘁

 Mais de 2000 espetadores fizeram do Bragança ClassicFest - Festival Internacional de Música  - um autêntico sucesso.


Seis sessões abrilhantadas por alguns dos melhores músicos do mundo, que fizeram de Bragança o epicentro do panorama musical erudito e levaram não só ao Teatro Municipal de Bragança, mas também às Igrejas da Sé e de Santa Maria (na cidadela), milhares de apaixonados e curiosos da música erudita.

A extraordinária adesão dos brigantinos à iniciativa, bem como o elevado interessante de públicos provenientes de fora do concelho e do país, fizeram deste, um evento à escala internacional, onde houve muito a destacar: a Orquestra de Câmara de São Petersburgo, um dos grandes embaixadores culturais da Rússia; concertos dedicados, por inteiro, ao compositor argentino Astor Piazzolla, no âmbito do centenário do seu nascimento, com alguns dos maiores intérpretes mundiais da sua obra, como é o caso do célebre bandoneonista argentino Héctor Del Curto, que foi discípulo, tocou e gravou com o próprio Piazzolla, . Nesta primeira edição, ouviram-se obras-primas da história da música erudita ocidental, como é o caso das “Quatro Estações”, de Vivaldi – com a solista Diana Tishchenko, estrela em fulgurante ascensão no panorama internacional – e de composições de Bach, Mozart, Tchaikovsky, Schubert, Dvořák – interpretadas por vários músicos nacionais e internacionais de referência. 

Um desafio cultural que colocou Bragança na rota da música erudita a nível internacional e posiciona o Teatro Municipal em linha com os grandes palcos do mundo. 

O 1.º Bragança ClassicFest foi organizado pelo Município de Bragança, Teatro Municipal de Bragança e DSCH Associação Musical, tendo como diretor artístico o conceituado pianista Filipe Pinto-Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário