Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Noite Fetra e amigos em Bragança

 DOMINGO, 31 DE OUTUBRO DE 2021 ÀS 21:30


A Cafetra é uma editora e colectivo musical lisboeta cuja data exata de início de actividade é difícil de confirmar, ao contrário da sua independência, que é consistente e lhe trouxe o estatuto de editora de culto.

O seu ritual mais clássico celebra a música e a amizade e chama-se Noite Fetra & Amigos. A primeira vez que se realizou foi no Halloween de 2011 e serviu para financiar o primeiro LP da editora: o disco "Até Morrer" d'Os Passos em Volta.

Volvidos dez anos, muitas Noites Fetra, algum material quebrado, grandes concertos, histórias míticas, decors artísticos, umas noites no Natal e outras em pleno Verão, a Noite Fetra & Amigos sai de Lisboa e vai viajar pelo país, numa tour que se esticará até 2022. Juntando um plantel rotativo de artistas do coletivo a artistas de cada local, e firmando laços comunitários que habitualmente estão separados por linhas municipais mais do que pela arte, a Cafetra convida-nos a transformar estas noites em experiências de comunidade e liberdade, como se de um rito pagão se tratasse.

Recriando, em parte, o formato de megabanda metamórfica, o concerto agrega um conjunto de momentos e repertórios dos vários artistas da Cafetra, sem paragens; com Germano a fazer as honras da primeira parte.

>>Éme / Moxila<<

O Éme tem-se afirmado como cantor da vida lisboeta, entregando discos que são crónicas deste tempo e lugar, para além de ser um dos artistas fundadores da Cafetra e ter feito parte de uma das suas primeiras bandas, Os Passos em Volta. A Moxila é uma artista multifacetada que, para além da música, cria bandas desenhadas e animações. A par dos seus álbuns, é a responsável pelas edições "Natal Gentil" e pelo estúdio caseiro de animação "Lixo Feliz". Juntos têm desenvolvido vários trabalhos em conjunto nos últimos anos – o álbum "Domingo à Tarde", o EP "Natal Gentil III" ou os concertos que deram juntos por todo o país, são exemplos disso. Neste concerto apresentarão canções desse repertório e do álbum que contam editar a meias em Dezembro de 2021.

>>Sallim / Lourenço Crespo<<

Lourenço Crespo é músico, compositor multi-instrumentista e um dos fundadores da Cafetra. Kimo Ameba, 100 Leio e Iguanas são alguns dos projectos nos quais esteve envolvido, para além de ter colaborado com praticamente todos os colegas da editora. Em 2016, lançou o seu primeiro disco a solo Nove Canções e, no ano passado, o seu sucessor homónimo, produzido por B Fachada. Sallim é uma artista multidisciplinar, cujo trabalho se estende das artes visuais e têxteis à música. Colabora com a Cafetra desde 2016, data de lançamento do seu primeiro álbum, Isula, seguido de A ver o que acontece, editado em 2019. Lourenço e Sallim juntam-se agora mais uma vez para um concerto em duo, em que irão partilhar canções novas e antigas dos seus respectivos repertórios, principalmente dos seus últimos álbuns, nos quais colaboraram mutuamente.

>>Miguel Abras / Rabu Mazda / João Dória<<

Para além de terem uma banda de punk em conjunto (As Putas Bêbadas), com dois discos editados, todos os elementos deste trio produzem a solo, propondo apresentar um repertório conjunto de temas da banda e de cada um, num formato mais acústico do que o habitual.

Para além de baterista da banda, Rabu Mazda (Leonardo Bindilatti) é produtor, DJ, engenheiro de som e um dos fundadores da Cafetra Records. Esteve envolvido em várias bandas e projectos da editora – Kimo Ameba, Go Suck a Fuck, Kridinhux e Iguanas. Em Abril de 2020 lançou Todo Mundo Sabe, o seu o primeiro disco a solo, editado pela editora brasileira 40%Foda/Maneirissimo, e, em Outubro do mesmo ano, Tá Sempre Pegando Fogo, editado pela Discos Extendes, preparando um terceiro álbum, com lançamento previsto para o final de 2021.

Miguel Abras junta-se à Cafetra em 2010 e co-funda o conjunto Putas Bêbadas, onde é vocalista e baixista. Desde 2013 até aos dias de hoje, integra vários projetos musicais e artísticos com Éme, Sallim, David Maranha, CAVEIRA, Alexandre Estrela e Gabriel Ferrandini. Em Junho deste ano, lançou o seu primeiro EP a solo Nas Nuvens, uma compilação de canções feitas e gravadas em vários momentos, as quais já tem vindo a apresentar ao vivo em concertos acústicos.

João Dória, para além de guitarrista em Putas Bêbadas, participa também na fundação da Cafetra e na banda Passos em Volta. Com um historial de vários concertos a solo à guitarra, dedica-se agora também às canções, estreando-se no Soundcloud com o nome FacaKill.

http://cafetrarecords.bandcamp.com

+

>>Germano<<

Almas atormentadas por maldições ancestrais que cantam estórias de rituais já esquecidos e de corações resgatados ao arame farpado.

Voz: Carla Germano. Guitarra / Percussão: Vinicius Tagliari; Guitarra: Trindade.

https://youtu.be/XeCGC9b5xuM

ENTRADA: 5€
Reservas: reservas@dedos-bionicos.pt
|||USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA|||

Sem comentários:

Enviar um comentário