Na semana passada, a visita foi aos Bombeiros de Bragança. Os caloiros tiveram a oportunidade de aprender técnicas de pré-socorro mas também de combate a incêndios e desencarceramento. Aprendizagens que consideraram úteis. “Eu acho que é muito importante que as pessoas tomem estes conhecimentos na prática porque se pode passar por uma situação parecida e já sabemos o que devemos fazer”, disse um dos caloiros. “Sempre quis fazer praxe. Acho que a universidade não é universidade sem fazer praxe”, contou outra das alunas de primeiro ano do IPB. “É bom para nos integrarmos e conhecer a cidade”, vincou uma outra aluna.
Os caloiros vão ainda ter a oportunidade de visitar a PSP de Bragança, o Centro de Respostas Integradas e a Câmara Municipal. Segundo o presidente da Associação Académica do IPB, Tiago Correia, as actividades estão a ser um sucesso e por isso para o ano vão repetir-se. “O retorno está a ser excelente. Foi um projecto pioneiro este ano e, da forma como está a correr, queremos repetir, sem dúvida, no próximo ano e aprimorá-lo. O principal intuito das actividades é que os alunos sejam, de facto, estudantes do IPB, que conheçam a cidade e a escola, que tenham contacto directo com as entidades para que qualquer problema que tenham seja mais fácil de resolver”.
Os Bombeiros de Bragança não hesitaram em tornar-se parceiros do projecto. Foram criadas cinco bancas sobre diferentes temas, por onde os alunos passavam e tinham a oportunidade de perceber o trabalho destes profissionais, explica o Adjunto do Comando, Paulo Ferro. “As bancas focam-se no pré-socorro, naquilo que qualquer leigo deve fazer, até à chegada do apoio. Estamos a ensiná-los, explicar-lhes porque se faz assim e mostrar pequenos gestos que podem salvar vidas”.
Cerca de 1200 caloiros participam nas actividades de integração do IPB que vão decorrer ao longo do mês de Outubro.
Sem comentários:
Enviar um comentário