Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Colecção do Museu do Abade de Baçal de ilustrações de Almada Negreiros patente na Galiza

 As ilustrações que Almada Negreiros produziu para o livro “Fábulas”, de Joaquim Manso, e que pertencem à colecção particular do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, estão em exposição em Espanha
As obras podem ser vistas, até dia 6 de Março, no Museu Etnológico de Ribadavia, no município com o mesmo nome, na Galiza.

Amândio Felício, director do museu brigantino, afirma que esta é uma forma de dar a conhecer um verdadeiro tesouro que é fruto de um dos maiores vultos portugueses.

“Foi a possibilidade de dar a conhecer ao público mais alargado uma colecção de desenhos de Almadra Negreiros que o Museu Abade de Baçal guarda nas suas colecções”, referiu.

Numa colaboração com o Museu Etnológico de Ribadavia, as obras chegaram a esta cidade galega através do projecto Nortear, promovido pela Direcção Regional de Cultura do Norte, que visa a promoção e dinamização cultural comum, entre a Galiza e o Norte de Portugal. Amândio Felício explica ainda que quando a exposição regressar a Bragança irá ser laçada uma publicação dedicada a esta colecção.

“Ficará um registo futuro não só da presença da exposição na Galiza, mas também como um trabalho de investigação que ainda não tinha sido realizado sobre esta colecção e isso é muito importante para nós”, destacou.

O Museu do Abade de Baçal é detentor de 48 obras de Almada Negreiros. Mais de 40 são ilustrações para “Fábulas”, de Joaquim Manso. Outras cinco foram produzidas para o livro “Pórtico e a Nave”, do mesmo autor.

Almada Negreiros foi um artista multidisciplinar que se dedicou fundamentalmente às artes plásticas e à escrita, tendo ocupado uma posição central na primeira geração de modernistas portugueses, com uma importante contribuição para a dinâmica do grupo ligado à Revista Orpheu.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário