Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

França


A próxima das aldeias de Bragança leva-nos até França. Não se assuste que ainda estamos em solo lusitano. Contudo, outrora, houve quem fosse ludibriado a pensar que pisava a terra dos francos. Durante os difíceis tempos do antigo regime, as máfias da emigração utilizavam a placa desta pacata aldeia para enganar as pessoas, levando-os a acreditar que os tinham transportado em segurança até França (ficando-lhes com todo o dinheiro que tinham).

Saboreando o rio Sabor

Para além da foto da praxe junto à placa de França que se encontra na ponte sobre o rio Sabor (quiçá não prega a partida a um amigo seu), recomendamos que deambule pela aldeia, para apreciar o seu casario tradicional, e que faça uma pequena caminhada pelas margens do rio Sabor. Se for no verão, aproveite para ir a banhos na sua praia fluvial ou no paradisíaco Poço Negro, uma das cascatas mais bonitas do Parque Natural de Montesinho. E se gosta de cavalos, não deixe de visitar o Centro Hípico de França, onde pode apreciar cavalos de Raça Lusitana.


Dica VagaMundos: que tal uma caminhada ao longo do vale fragoso do Rio Sabor? Até à Cascata do Poço Negro não há nenhum percurso pedestre oficial nem sinalização, por isso, desenhamos um para que possa chegar tranquilamente a esta joia escondida.

A não perder numa visita à aldeia de França
Igreja Matriz de França | Capela de Nossa Senhora da Ponte | Rio Sabor | Ponte de França | Centro Hípico | Parque de Lazer e Praia Fluvial de França | Moinhos e Forja comunitários | Fraga de Penedante | Cascata do Poço Negro.

Anabela e Alexandre

2 comentários:

  1. Solo lusitano!? Desde quando? Galaico sim..

    ResponderEliminar
  2. Pessoal: respirem fundo e reflitam.
    O dono das terras era quem a utilizasse= Utis possidetis; data venia!

    ResponderEliminar