terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Deilão, Vila Meã e Petisqueira (Planalto de Deilão)

Igreja de Deilão


 Terras raianas, movidas por gente trabalhadora, as aldeias de Bragança de Deilão, Vila Meã e Petisqueira formam os três principais aglomerados populacionais do Planalto do Deilão. As origens são bem remotas como o comprovam achados arqueológicos que remontam à era castreja e, provavelmente, à Idade do Bronze.

Local da antiga ponte de fronteira da Petisqueira

Deilão tem uma bonita igreja matriz, Vila Meã concentra-se em redor duma bonita e larga praça, e Petisqueira venera Nossa Senhora de Fátima com tanto fervor que levou a aldeia vizinha espanhola de Villarino de Manzanas a partilhar dessa devoção.


Quando percorrer as maravilhosas paisagens do Planalto de Deilão, vá de olho bem aberto. Como o planalto pertence ao Parque Natural do Montesinho, costumam andar veados e corsos por aqui e, com um bocadinho de sorte, ainda vê algum, sobretudo se visitar o parque durante a Brama.

Dica VagaMundos: é relativamente fácil observar veados e corsos durante a época da Brama, sobretudo se seguir as nossas dicas. As melhores horas para os avistamentos são de manhã, ao raiar do sol, e ao final da tarde, pois veados e calor não combinam. Para aumentar as possibilidades de avistamento de veados não se restrinja a andar de carro pelas estradas asfaltadas. Ao invés disso, desligue o motor e siga a pé pelas estradas florestais de terra batida. Se eles estiverem relativamente perto, não terá dificuldades em escutar a audível brama. Caminhe em silêncio e não se aproxime deles. Não vai querer incomodá-los durante o seu ritual de acasalamento!

A não perder no Planalto de Deilão
Igreja Paroquial de Deilão (Nossa Senhora da Assunção) | Capela de São Sebastião | Capela de Santa Eulália (Vila Meã) | Fontanários | Moinhos | Casa do Guarda Florestal | Igreja Paroquial da Petisqueira (São Lourenço) | Rio Maçãs | Altar da Petisqueira (Nossa Senhora de Fátima)

Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário