quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Bragança. Liberdade para Recomeçar

 A rede "Find Your Greatness" aborda os desafios destacados por Alba Iulia (Roménia), a cidade líder deste programa, que inclui mais sete cidades da União Europeia: Bragança (Portugal), Voru (Estónia), Wroclaw (Polónia), Candelária (Canárias), Perugia (Itália), Limerick (Irlanda) e Budafok (Hungria). O objetivo é melhorar a estratégia de marketing territorial das cidades, através da cooperação entre cidades europeias, com base no potencial de cada uma, e criar o primeiro programa europeu de desenvolvimento de estratégias de branding para cidades inteligentes (smart cities).
O planeamento da Ação de Pequena Escala (Small Scale Action) decorreu durante as sessões do Grupo Local URBACT de Bragança, que reuniu pessoas de várias instituições e áreas profissionais, do município de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, do Brigantia Ecopark, do More - Laboratório Colaborativo, da Associação de Municípios da Terra Fria do Nordeste Transmontano e de empresários locais.


Promover um território no interior de Portugal como local ideal para trabalhar à distância, convidando jovens casais para um novo começo, foi o mote para o município de Bragança lançar o projeto-piloto "Bragança: Liberdade para Recomeçar". Foi um desafio que deu a oportunidade a quatro famílias de desfrutar da experiência de viver e trabalhar em Bragança, durante o mês de maio, em zonas urbanas e rurais. Uma experiência social para pessoas ativas, com o desejo de explorar diferentes ambientes de trabalho e com a possibilidade de desenvolver o seu trabalho à distância, e uma nova abordagem para promover Bragança e a economia local, mostrando-a como o destino ideal para trabalhar à distância, longe de casa, com a flexibilidade e liberdade para desfrutar da vida.

Em apenas oito dias a iniciativa recebeu 1879 candidaturas de Portugal e de outras partes do mundo como Brasil, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Rússia, Noruega e muitos outros. Quatro famílias foram selecionadas para viver em Bragança durante um mês, sendo-lhes dada a oportunidade de experimentar a qualidade de vida de Trás-os-Montes. Esta iniciativa, que lhes permitiu manter as suas rotinas de trabalho à distância, teve lugar durante o mês de maio de 2021 e foi registada num documentário, onde estes "novos Brigantinos" partilham as suas experiências.

Foi assim que um jornalista, uma assessora de comunicação e um gato abraçaram Bragança como sua, mesmo junto ao rio Fervença, no centro da cidade, e uma antropóloga e um produtor audiovisual com as suas duas filhas, viveram na mítica aldeia transfronteiriça de Rio de Onor, localizada no Parque Natural de Montesinho. Dois produtores criativos de vídeo e fotografia escolheram um pombal em Santa Comba de Rossas e um fotógrafo profissional e uma instrutora de yoga online, com sua filha e seus cão e gato, foram hospedados na magnífica aldeia de Montesinho (localizada também no Parque Natural).

"Bem-vindo a este reino maravilhoso. É, de facto, para todos vós, uma oportunidade única de conhecer a verdadeira qualidade de vida que Bragança tem para oferecer àqueles que escolheram viver e trabalhar aqui", afirmou Hernâni Dias, na sessão de boas vindas, destacando que, em Bragança "é possível estar ligado a qualquer parte do mundo e trabalhar, desfrutando de uma região única, ideal para escapar ao ritmo agitado da vida quotidiana, mantendo todas as ferramentas de trabalho necessárias". O presidente do município salientou que "esta iniciativa pretende dar a conhecer todo o potencial do território e, através da partilha da experiência, inspirar quem tiver a possibilidade de continuar a trabalhar à distância, mesmo depois da pandemia, a viver em Bragança".

Ao longo de um mês, estas famílias tiveram total liberdade para explorar, experienciar e trabalhar, contando sempre com o apoio do município caso houvesse algum problema ou fosse necessário esclarecer alguma dúvida.

Ao participarem neste projeto, estes casais esperavam poder "estar próximos da natureza, comer bem... conhecer novas pessoas e novos hábitos", sendo o contexto social atual uma das principais razões para participar neste projeto: "O cansaço psicológico da pandemia levou à necessidade de nos reaproximarmos da natureza".

Como apenas um dos participantes já tinha visitado Bragança antes, há mais de 15 anos, quando questionados sobre o que pensavam de Bragança e do território, responderam que "foi uma surpresa muito agradável" e que Bragança é "uma cidade de muitos contrastes". Por um lado, monumentos com séculos, por outro, o esforço de rejuvenescimento, com equipamentos culturais que realçam a arte contemporânea, ..."

Esta experiência foi considerada um sucesso. "... Recomendo-a a 100%, destacando a forma como fomos recebidos na aldeia e a experiência deve ser repetida em Bragança e replicada em outros lugares de Portugal". "... o trabalho que desenvolvemos em Bragança foi exatamente o mesmo que estávamos a fazer em casa. Apenas mudou a localização."

"Bragança. Liberdade para Recomeçar", permitiu-nos mostrar que Bragança - cidade e zonas rurais - é um território onde o trabalho à distância pode ser melhorado e valorizado e, após a pandemia, pode ser alinhado com uma estratégia de revitalização de aldeias, de crescimento económico e de reforço da coesão social. As características dos territórios interiores, onde a natureza, a cultura e a gastronomia são autênticas, serão uma mais-valia para o futuro destes territórios, que durante anos foram lugares de partida e agora se tornaram lugares de oportunidade e de regresso.

O impacto da iniciativa "Bragança". Liberdade para Recomeçar", associado à estratégia de marketing territorial, permitiu um Retorno sobre Investimento (ROI) de 1.825.507,00 euros.

"Bragança. Liberdade para Recomeçar " é uma Ação de Pequena Escala do projeto "Find your Greatness", o primeiro programa europeu de desenvolvimento de estratégias de branding para cidades inteligentes (smart cities), no âmbito do Programa de Cooperação URBACT.

Texto da autoria de Liviu Stanciu, submetido a 04 de outubro de 2021

Liviu Stanciu
.

Experienced in writing and implementing smart city projects with European funding; Horizon 2020 technical expert, local expert in URBACT projects, strategy development expert Alba Iulia Smart City, communication manager of Smart City pilot projects; responsible for public relations, including communication with the target public and collaboration with local support groups regarding Alba Iulia Municipality`s initiatives. Skilled in communication (member of the communication team of Alba Iulia City Hall), blogging, media, digital marketing, creative writing, social media, graphic design (print and webdesign).

Sem comentários:

Enviar um comentário