quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Trilho da Ribeira de Ornal (PR4 Vilarinho)


O percurso pedestre da Ribeira de Ornal é outro dos nossos trilhos de eleição em Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso circular conta com sensivelmente 8 km de extensão e tem como ponto de partida e chegada à doce aldeia de Vilarinho. E quando dizemos doce é mesmo no sentido literal. O mel de Vilarinho figura entre os melhores do Parque Natural de Montesinho, que o diga o Urso Pardo da Cantábria que em 2019 a visitou e se deliciou com o mel das suas colmeias.


E se Vilarinho casa bem com doçura, o trilho da Ribeira de Ornal conjuga na perfeição com deslumbramento. O percurso acompanha a cénica Ribeira de Ornal e posteriormente o Rio Baceiro da qual é afluente, conduzindo-nos por entre extensos bosques de carvalho-negral, castanheiros e lameiros. Apaixonante!


Para além das belezas naturais, pelo caminho terá a oportunidade de ver vários moinhos comunitários de rodízio, visitar a capela de Santo Amaro (construída no local onde outrora se situava um povoado fortificado da Idade do Ferro) e até mesmo ir a banhos no prazenteiro açude junto à histórica ponte sobre o rio Baceiro.

Atenção: como o Trilho da Ribeira de Ornal tem uma parte considerável do percurso junto à ribeira homónima (que terá inclusivamente de atravessar) e ao Rio Baceiro, nos meses de chuva o percurso pode encontrar-se alagado, logo, intransitável. Se o decidir percorrer no inverno e no início da primavera, recomendamos vivamente que se informe de antemão sobre o estado do terreno.

Informação prática do Trilho da Ribeira do Ornal
Distância: 8 km
Circular: Sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Aldeia de Vilarinho

Rota/Track GPS do Trilho da Ribeira do Ornal


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário