quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Trilho Porto Furado (PR3 Montesinho)


Abrimos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança com o Trilho Porto Furado, um dos percursos pedestres mais emblemáticos do Parque Natural de Montesinho.

O trilho começa e termina na apaixonante aldeia de Montesinho e atinge uma cota máxima de 1300 metros. Pelo caminho irá atravessar um sem número de lameiros e matos pincelados de urze e giesta, observar vários afloramentos graníticos e curiosas formações rochosas que aparentam ter sido talhadas pela mão humana, visitar a albufeira da Barragem da Serra Serrada (alimentada pela ribeira das Andorinhas), a represa e canal romanos do Porto Furado (usados na exploração do ouro) e o Castro Curisco, um conjunto de arte rupestre composto por sete rochas, sendo a mais emblemática a Fraga Medideira.

Aldeia de Montesinho vista do Trilho do Porto Furado

Ao longo do percurso será brindado com maravilhosas vistas sobre o vale do rio Sabor, a Serra da Nogueira, as montanhas de Sanábria e a aldeia de Montesinho, idilicamente encaixada entre ondulantes montes. Em jeito de bónus terá ainda boas probabilidades de se cruzar com raposas, corços e veados e de escutar a brama quando chega a época. Já para ver lobos ibéricos é preciso uma boa dose de sorte… Mas nunca se sabe.


Dica VagaMundos: se gosta de um bom desafio e quer passar um dia em cheio a percorrer os trilhos de Bragança e do Parque Natural de Montesinho pode sempre combinar o Trilho do Porto Furado com o percurso que conduz à icónica casa da Lama Grande, uma antiga casa-abrigo adossada a um dos imponentes penedos graníticos da serra. A casa da Lama Grande esteve muitos anos abandonada, mas vai ser requalificada para funcionar como observatório e centro de ciência, no intuito de promover o Turismo Científico na região. O enquadramento paisagístico em que está inserida é de uma beleza desarmante, ou não ficasse ela localizada num dos pontos mais altos e remotos do Parque Natural de Montesinho. Se seguir esta sugestão, terá de percorrer um total de 23 km. É uma boa tareia, mas tem tanto de exigente como de fantástico!

Informação prática do Trilho Porto Furado
Distância: 8 km
Circular: Sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Aldeia de Montesinho


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário