segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Apresentada publicamente a Revista Memória Rural nº 4, referente ao ano de 2021

 A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital , tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Material e Imaterial, a Memória Histórica e a Cultura da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Foi apresentado no passado dia de 18 de dezembro, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, o volume nº 4 da Revista Memória Rural, correspondente ao ano de 2021.

O ato de apresentação pública teve a participação da Vice-presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães,  Adalgisa Barata, do Coordenador editorial da publicação, António Luís Pereira, da Direção Regional de Cultura do Norte, e da convidada responsável pela apresentação pública dos conteúdos que integram o número deste ano,  Alexandra Vieira, do Instituto Politécnico de Bragança.

A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital , tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Material e Imaterial, a Memória Histórica e a Cultura da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É num contexto genérico de valorização do Património Cultural e da identidade local e regional que esta publicação se assume com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.

A publicação é também disponibilizada digitalmente, em formato PDF, a partir de um software orientado à difusão da informação científica (OJS), estando já integrada no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto.

O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

A integração da Revista Memória Rural nesta plataforma permitiu uma mais fácil disseminação dos trabalhos aqui publicados, avançando desse modo para outros níveis de partilha como, por exemplo, os portais B-On, Google Scholar, OpenAIRE ou Ciência Vitae, entre outros.

A Revista Memória Rural passou também a integra o repositório Europeu de “Open Science”, com localização no Zenodo, repositório da infraestrutura OpenAIRE, onde poderão ser pesquisados e encontrados todos os artigos produzidos no âmbito desta publicação destinada a tratar temáticas do Património Cultural e da Cultura do concelho de Carrazeda de Ansiães e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Todos os números da Revista Memória Rural na versão impressa são distribuídos gratuitamente às bibliotecas municipais dos distritos de Bragança e Vila Real, bem como às instituições de Ensino Superior da região e a todas as outras dos país que lecionam temáticas relacionadas com as Ciências Sociais e Humanidades.

O volume referente ao ano de 2021 (número 4), que estará à venda a partir do site do Museu da Memória Rural, da Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães e nas lojas das estruturas museológicas deste concelho duriense, integra os seguintes trabalhos:

- Nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
João Manuel Gonçalves

- A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes
Maria Otília Pereira Lage

- O Toque dos Sinos por Terras de Ansiães
Cristiano Júlio Moreira de Sousa

- A História e as Vivências das Caldas de S. Lourenço, Concelho de Carrazeda de Ansiães
Nelson Tito Almeida Domingos

- O Lagar do Zé Costeirinha
Rodolfo Manaia

- Moinhos de Vento – Estruturas Invulgares na Paisagem Transmontana
Isabel Alexandra Resende Justo Lopes

- O Charolo de São Gonçalo de Outeiro e o Culto do Pão no Nordeste Transmontano
António Luis Pereira

- A Mesa de Santo Estêvão de Samil: Um Legado da Proto-História e Romano ou Medieval/Moderno?
Ernesto Albino Vaz

- O Santo Moleiro como Exemplo da Religiosidade Popular da Segunda Metade do Século XIX
Joaquim Grácio

- Os Oleiros de Felgar do Século XVII ao Século XX
Carlos Seixas

- A Memória Gráfica dos Pastores Raiano-Durienses. Notícia Preliminar das Gravuras Rupestres do Pé Quente (Maçores, Torre de Moncorvo)
Carlos d’Abreu | Lois Ladra | Antxoka Martínez Velasco

- Sinais do silêncio – aldeia da Póvoa, Torre de Moncorvo. Contributos para a elaboração de um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Edificado
Arnaldo Duarte da Silva

- S. João da Pesqueira, Uma Paisagem Histórica
Artur Oliveira

- Entre Penedos, Fragas e Grutas – Curiosidades
Alexandra Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário