Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Apresentada publicamente a Revista Memória Rural nº 4, referente ao ano de 2021

 A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital , tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Material e Imaterial, a Memória Histórica e a Cultura da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Foi apresentado no passado dia de 18 de dezembro, no Museu da Memória Rural, em Vilarinho da Castanheira, o volume nº 4 da Revista Memória Rural, correspondente ao ano de 2021.

O ato de apresentação pública teve a participação da Vice-presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães,  Adalgisa Barata, do Coordenador editorial da publicação, António Luís Pereira, da Direção Regional de Cultura do Norte, e da convidada responsável pela apresentação pública dos conteúdos que integram o número deste ano,  Alexandra Vieira, do Instituto Politécnico de Bragança.

A Revista Memória Rural é distribuída de forma impressa e digital , tem uma periodicidade anual e aborda como principais temáticas o Património Material e Imaterial, a Memória Histórica e a Cultura da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

É num contexto genérico de valorização do Património Cultural e da identidade local e regional que esta publicação se assume com o intuito de fortalecer o processo de comunicação do projeto museológico do Museu da Memória Rural, tentando dar-lhe visibilidade e dinâmica regional e nacional.

A publicação é também disponibilizada digitalmente, em formato PDF, a partir de um software orientado à difusão da informação científica (OJS), estando já integrada no sistema nacional de ciência através do Portal RCAAP, um portal de pesquisa nacional de informação científica em acesso aberto.

O portal RCAAP tem como objetivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.

A integração da Revista Memória Rural nesta plataforma permitiu uma mais fácil disseminação dos trabalhos aqui publicados, avançando desse modo para outros níveis de partilha como, por exemplo, os portais B-On, Google Scholar, OpenAIRE ou Ciência Vitae, entre outros.

A Revista Memória Rural passou também a integra o repositório Europeu de “Open Science”, com localização no Zenodo, repositório da infraestrutura OpenAIRE, onde poderão ser pesquisados e encontrados todos os artigos produzidos no âmbito desta publicação destinada a tratar temáticas do Património Cultural e da Cultura do concelho de Carrazeda de Ansiães e de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Todos os números da Revista Memória Rural na versão impressa são distribuídos gratuitamente às bibliotecas municipais dos distritos de Bragança e Vila Real, bem como às instituições de Ensino Superior da região e a todas as outras dos país que lecionam temáticas relacionadas com as Ciências Sociais e Humanidades.

O volume referente ao ano de 2021 (número 4), que estará à venda a partir do site do Museu da Memória Rural, da Biblioteca Municipal de Carrazeda de Ansiães e nas lojas das estruturas museológicas deste concelho duriense, integra os seguintes trabalhos:

- Nota de abertura do Presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães
João Manuel Gonçalves

- A Arte da Forja e os Ferreiros de Areias: Memórias, Testemunhos, Fontes
Maria Otília Pereira Lage

- O Toque dos Sinos por Terras de Ansiães
Cristiano Júlio Moreira de Sousa

- A História e as Vivências das Caldas de S. Lourenço, Concelho de Carrazeda de Ansiães
Nelson Tito Almeida Domingos

- O Lagar do Zé Costeirinha
Rodolfo Manaia

- Moinhos de Vento – Estruturas Invulgares na Paisagem Transmontana
Isabel Alexandra Resende Justo Lopes

- O Charolo de São Gonçalo de Outeiro e o Culto do Pão no Nordeste Transmontano
António Luis Pereira

- A Mesa de Santo Estêvão de Samil: Um Legado da Proto-História e Romano ou Medieval/Moderno?
Ernesto Albino Vaz

- O Santo Moleiro como Exemplo da Religiosidade Popular da Segunda Metade do Século XIX
Joaquim Grácio

- Os Oleiros de Felgar do Século XVII ao Século XX
Carlos Seixas

- A Memória Gráfica dos Pastores Raiano-Durienses. Notícia Preliminar das Gravuras Rupestres do Pé Quente (Maçores, Torre de Moncorvo)
Carlos d’Abreu | Lois Ladra | Antxoka Martínez Velasco

- Sinais do silêncio – aldeia da Póvoa, Torre de Moncorvo. Contributos para a elaboração de um Plano de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Edificado
Arnaldo Duarte da Silva

- S. João da Pesqueira, Uma Paisagem Histórica
Artur Oliveira

- Entre Penedos, Fragas e Grutas – Curiosidades
Alexandra Vieira

Sem comentários:

Enviar um comentário