Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Trilho dos Cervídeos (PR12 Guadramil)


O Trilho dos Cervídeos é outro dos percursos pedestres que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso pedestre circular arranca e termina na castiça aldeia raiana de Guadramil e desenvolve-se por entre bucólicas paisagens rurais, zonas florestais e ondulantes montes, onde se escondem largas dezenas de gamos e veados.

Pegada de Veado no Trilho dos Cervídeos

Sim, são eles a estrela maior do Trilho dos Cervídeos. Se o percorrer na altura da brama (setembro/outubro), terá enormes possibilidades de se cruzar com estes maravilhosos seres, sendo que as melhores horas para os avistamentos são de manhã cedo e ao final da tarde, pois veados e calor não combinam de todo. Para não os assustar é imperativo caminhar em silêncio. Fora da época da brama, os avistamentos são menos frequentes, mas nós percorremo-lo na primavera de 2021 e tivemos a fortuna de observar um portentoso veado vermelho bem pertinho de nós. Não esteve foi para posar para a fotografia!


Mesmo que não os consiga ver, não vai dar por mal empregue a caminhada. Muito pelo contrário. As vistas ao longo do trilho são qualquer coisa de incrível e a aldeia comunitária de Guadramil, com o seu típico casario de xisto, é verdadeiramente apaixonante. Não deixe de trocar dois dedos de conversa com os anciões habitantes, que com um bocadinho de jeito até lhe ensinam algumas palavras em Guadramilês, o dialeto local.

Informação prática do Trilho dos Cervídeos
Distância: 9 km
Circular: Sim
Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
Local de Partida/Chegada: Guadramil

Rota/Track GPS do Trilho Trilho dos Cervídeos


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário