quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Trilho dos Cervídeos (PR12 Guadramil)


O Trilho dos Cervídeos é outro dos percursos pedestres que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso pedestre circular arranca e termina na castiça aldeia raiana de Guadramil e desenvolve-se por entre bucólicas paisagens rurais, zonas florestais e ondulantes montes, onde se escondem largas dezenas de gamos e veados.

Pegada de Veado no Trilho dos Cervídeos

Sim, são eles a estrela maior do Trilho dos Cervídeos. Se o percorrer na altura da brama (setembro/outubro), terá enormes possibilidades de se cruzar com estes maravilhosos seres, sendo que as melhores horas para os avistamentos são de manhã cedo e ao final da tarde, pois veados e calor não combinam de todo. Para não os assustar é imperativo caminhar em silêncio. Fora da época da brama, os avistamentos são menos frequentes, mas nós percorremo-lo na primavera de 2021 e tivemos a fortuna de observar um portentoso veado vermelho bem pertinho de nós. Não esteve foi para posar para a fotografia!


Mesmo que não os consiga ver, não vai dar por mal empregue a caminhada. Muito pelo contrário. As vistas ao longo do trilho são qualquer coisa de incrível e a aldeia comunitária de Guadramil, com o seu típico casario de xisto, é verdadeiramente apaixonante. Não deixe de trocar dois dedos de conversa com os anciões habitantes, que com um bocadinho de jeito até lhe ensinam algumas palavras em Guadramilês, o dialeto local.

Informação prática do Trilho dos Cervídeos
Distância: 9 km
Circular: Sim
Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
Local de Partida/Chegada: Guadramil

Rota/Track GPS do Trilho Trilho dos Cervídeos


Anabela e Alexandre

Sem comentários:

Enviar um comentário