Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Vinhais vai contar com orçamento de 18 milhões de euros para 2022

 O município de Vinhais vai ter um orçamento de 18 milhões de euros para 2022.
O orçamento e as grandes opções do plano para o próximo ano já foram aprovados em reunião de câmara. Resta agora que o sejam em Assembleia Municipal. Luís Fernandes avançou que o valor do orçamento “é mais ou menos semelhante ao do ano anterior” e “é adequado às necessidades e prioridades” do próximo ano sendo que serão levadas por diante algumas obras que já estão a decorrer.

“Há determinadas obras que ainda não terminaram e que têm que terminar no próximo ano, como a requalificação da Escola Secundária D. Afonso III, a obra de maior montante”, explicou Luís Fernandes.

O orçamento poderá ser revisto, daqui a alguns meses, devido à transferência de competências do Governo para as autarquias.

“É verdade que o orçamento tem algumas lacunas no sentido de a partir do dia 1 de Abril os municípios terem que assumir algumas competências. Ainda não sabemos muito bem qual é o pacote financeiro associado às competências que vamos assumir. Assim, provavelmente teremos que fazer depois uma revisão e alteração a este orçamento, face a este novo contexto que se vai assumir a partir de Abril”, referiu.

Luís Fernandes avançou ainda que também foi aprovado que o município vai prescindir da totalidade da participação na receita do IRS. Os 5% deste imposto que pertenceriam à câmara serão devolvidos aos vinhaenses. A medida já tinha sido tomada no ano passado e mantém-se, uma vez que a pandemia continua a fazer-se sentir nas contas de algumas famílias.

“Significa uma ajuda maior para estas famílias. Já o fizemos no ano anterior e este ano achámos pertinente voltar a fazê-lo. É uma medida que entendemos positivo, no sentido daquilo que ainda estamos a atravessar. Pensaríamos nós, no ano passado, que a esta altura a situação já seria diferente, mas afinal não”, vincou o autarca, que disse que o valor global devolvido rondará os 180 mil euros.

Em reunião de câmara, o orçamento foi aprovado com duas abstenções, por parte dos vereadores da oposição. O documento será agora levado à Assembleia Municipal no dia 30.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário