terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Livro “(Às) Contas com Almas Penadas e Diabos, Bruxas e Maus-Olhados” de Roberto Afonso apresentado em Vinhais

 “(Às) Contas com Almas Penadas e Diabos, Bruxas e Maus-olhados” é o mais recente livro do coleccionador de arte Roberto Afonso, natural de Vinhais.


São 33 narrativas que compõe esta obra do investigador transmontano, fortemente ligado aos rituais de inverno locais.

Roberto Afonso conta que as narrativas são inspiradas nas histórias que, noutros tempos, se contavam à lareira e que nos remetem para o fantástico e para o mundo de encantar.

“As narrativas são originais e criadas a partir de pequenos relatos de algumas pessoas. A temática é sempre em torno do fantástico e do misticismo que a noite desperta. A base são os contos que eram ditos, antigamente, durante o serão, os medos, as luzes, os barulhos... tudo que era inexplicável e que as pessoas só encontravam explicação no sobrenatural”, referiu.

Neste livro, Roberto Afonso percorre o imaginário popular. A obra é composta ainda por vários esconjuros, responsos e orações.

“Foram recolhidos junto de várias pessoas e ajudam a criar todo este misticismo. Tive o cuidado de ver se já alguma destas rezas ou responsos tinha sido publicado. Todos eles têm uma grande componente local”, afirmou.

As narrativas foram construídas com base em relatos de vinhaenses, mas o livro não tem barreiras geográficas.

O prefácio do livro, que foi apresentado em Vinhais, é assinado por D. José Cordeiro. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário