Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Vimioso garante gratuitidade da creche a partir de Janeiro

 A partir do próximo ano, em Vimioso não se vai pagar creche. Os pais dos bebés ficam livres deste encargo, que vai passar assim a ser assumido pela autarquia.
A medida já está aprovada e é mais uma ajuda aos casais, que visa apoiar a natalidade naquele concelho, explica o presidente da câmara, Jorge Fidalgo.

“A partir de Janeiro, já deliberámos, vamos garantir a gratuitidade da frequência da creche para todas as crianças do concelho. É mais uma aposta na educação das nossas crianças e mais um sinal de que estamos para ajudar a natalidade”, sublinhou.

Esta medida surge a par de outras que o município tem criado no sentido de apoiar as famílias, nomeadamente uma das mais emblemáticas no distrito, que passa pela atribuição de mil euros a cada criança que ali nasce. O cheque de 2021 já foi entregue. Além disso, as vacinas não comparticipadas também são pagas pela câmara, o que acresce 500 euros por cada bebé.

“Este ano foram 17 bebés, a média anda nos 20 por ano, o que é muito baixo. O valor continua a ser de 1000 euros por bebé e as vacinas que o Estado não comparticipa, o que dá um total de cerca de 1500 euros por bebé”, esclarece.

A câmara presta apoios desde a creche até ao ensino superior, nomeadamente na alimentação, transportes e propinas.

“Por um lado, queremos alertar a nível governamental que concelhos como o nosso precisam de medidas diferenciadoras a nível quer dos apoios ao investimento quer da fixação das pessoas”, sublinhou.

Quanto à iniciativa “Bebé do Ano”, cujos cheques foram entregues esta semana, a câmara já apoiou cerca de 520 crianças. Vimioso foi o primeiro município do país a criar este cheque atribuído aos bebés. Inicialmente o valor era de 500 euros. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário