sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Camões e a Universidade de Trás-os-Montes

Joaquim Veríssimo Serrão, ex-Presidente da Academia Portuguesa de História, de quem guardo gratíssima correspondência, assinou, na edição 17 da Revista Aquae Flaviae, o prefácio desse número, todo ele dedicado à família Flaviense de Camões.

Aí começou por afirmar que a «segunda metade do século XX foi um tempo áureo para os estudos camoneanos em Portugal». E acrescenta que «um conjunto de estudiosos buscou aprofundar os temas capitais da obra de Luís de Camões, cabendo uma justa referência ao Doutor Álvaro Costa Pimpão que organizou a edição d’Os Lusíadas de 1972, a mais cuidada no contexto e, porventura, a mais acessível ao grande público. Outros camonistas lusos merecem ser referidos, como os extintos Doutores Hernâni Cidade, António Salgado Júnior, Bernardo Xavier Coutinho, José Borges de Macedo, António José Saraiva e Jorge de Sena; e entre os vivos: José Pina Martins, Américo da Costa Ramalho, Aníbal Pinto de Castro, Justino Mendes de Almeida e Maria Vitalina Leal de Matos. A todos estes se deve um contributo inovador, tanto no plano da épica como no da lírica, para a compreensão da Obra do nosso Poeta maior».

Afirma Veríssimo Serão que «no tocante aos marcos da sua biografia, não têm sido tão acentuados os progressos da investigação, como se os manes de Camões persistam em não revelar os segredos que lhe cobriram a existência. Mantêm-se as incertezas quanto ao ano preciso em que o Poeta veio ao mundo e nada se avançou quanto ao local do nascimento». E remata este fator telúrico, para ajuizar da incerteza que se teve até 1978, ano em que José Hermano Saraiva publicou «A Vida Ignorada de Camões».

Sabe-se, com alguma segurança que nasceu entre os anos 1517 e 1527. Mas continua por apurar o local em que Camões teria aberto os olhos ao mundo.

No prefácio da Revista Aquae Flaviae que venho citando, o autorizado catedrático de História escreve que «não oferece hoje dúvida nenhuma de que a família de Camões era oriunda da Galiza e que o primeiro ramo se instalou em Portugal no tempo das guerras de D. Fernando, com Castela. Por serviços prestados ao monarca, foram concedidas a Vasco Peres de Camões, as «alcaidarias-móres de Portalegre e Alenquer. E foi através desse tronco que surgiram os três ramos que nos séculos XV e XVI se expandiram pelo país.

Um desses ramos deixou-se ficar por Trás-os-Montes, em torno da região de Chaves, pelo que era totalmente desconhecido que nele se localizava a célula geradora do sublime cantor d’Os Lusíadas, afirma Veríssimo Serrão que adianta nessa fonte: «o mérito da revelação do tronco de Vilar de Nantes fica a dever-se ao Brigadeiro José Guilherme Calvão Borges; e pode considerar-se um marco em branco na história da camonologia nacional». E esclarece mais: «a circunstância de se fixar documentalmente a sua árvore direta, conduz ao melhor conhecimento dos laços familiares de Luíz Vaz de Camões». E explica o valor deste elemento que faltava e que «só um autor com excelente preparação na área da Genealogia e da Aeronáutica, como foi esse Brigadeiro militar, lhe permitiu abrir clareiras na floresta de arquivos que foi o laboratório da sua investigação. Os temas flavienses tornaram-se, assim, o fio condutor de uma série de estudos que fazem de A família Flaviense de Luíz Vaz de Camões uma coletânea bem fundada, com um suporte erudito notável e com revelações em quase todas as páginas».

Ao elenco dos muitos e qualificados especialistas, aqui citados, que esbarravam com a falta de um elemento fundamental e que eram os laboratórios da Aeronáutica e da Genealogia, respondeu Veríssimo Serrão com essas ferramentas que o Brigadeiro Calvão Borges reuniu no livro publicado em 1974, o qual «constitui um repositório de nomes e de datas acerca dos familiares do Poeta Camões que tiveram ligações a Vilar de Nantes, em Chaves». Com base nesses documentos, afirma Veríssimo Serão que Antão Vaz de Camões e Guiomar Vaz residiram em Vilar de Nantes, foram avós paternos de Luíz Vaz de Camões e que aí nasceram, assim como outros filhos. Foram esses filhos: D. Bento de Camões, que foi Prior de Santa Cruz de Coimbra; D. Mécia Vaz de Camões que casou com Álvaro Anes de Freitas, escrivão em Montalegre; Miguel Vaz que foi juiz dos órfãos em Chaves; Manuel Gomes que era da «Governança» da mesma Vila e Simão Vaz de Camões que casou com D. Ana de Sá (ou de Macedo) de família nobre de Santarém e foram os progenitores do Poeta.

Em artigo posterior prometo adiantar novas revelações nos dois livros do Brigadeiro José Guilherme Calvão Borges, natural do concelho de Chaves. Um desses livros chamou-se A Família Flaviense de Camões, publicado em 1974 ; e em 1978 publicou Os Camões Flavienses onde conclui que os avós paternos de Luís de Camões residiram em Vilar de Nantes, desde 1504. Antão Vaz faleceu entre 1526 e 1530. Sua mulher Guiomar sobreviveu. Informa nesta obra que os filhos do casal eram pessoas muito letradas: um formado em Coimbra e outros (?) em Braga e em Salamanca.

As razões deste artigo

 Dia 5 de Novembro último a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), na minha perspetiva, pensando que cometeu uma proeza, praticou um ato de profunda humilhação para com os muitos e qualificados escritores Transmontanos. Num primeiro texto de direito à indignação, como bem o enunciou Mário Soares, fiquei irritado. Não contra a UTAD que respeito, mas contra quem, nessa decisão, ignorou os direitos dos Transmontanos e Alto Durienses.

Sempre as populações desta Província foram relegadas pelos poderes públicos para ultíssimo lugar. Foi difícil, muito difícil, reivindicar a mudança do Politécnico em Universidade. Foram invocados esses apoucamentos e desconsiderações seculares para que, em tempo democrático, essas populações deixassem de ter de sair da Província para estudar, fora dela. Transformar a UTAD em «Catedral Saramago», ignorando tantas e tantos escritores, artistas e cientistas transmontanos, de facto e de direito, aceitar como verdadeira, para todos os efeitos legais, sem carimbos confirmantes, sem escritura pública, sem provas científicas, é leviandade a mais, porque ninguém pode dar aquilo que não tem. O facilitismo e a misancene fazem lembrar os assaltos à banca pública ou os acidentes com governantes que viajam em carros confiscados, mandam no Estado, mas são ilibados porque os ministros, quando em viajem, são meros passageiros.

Invoco, pela primeira vez na vida, a minha formação filosófica e de mestre em cultura Portuguesa, para reprovar que a UTAD seja ofuscada com a «Catedral José Saramago», como já consta nas «entradas do Google». Adivinha-se que, por este andar, vai deixar de pronunciar-se «a Universidade de Trás-os-Montes» por troca com a «Catedral de Saramago».

Ferreira de Castro, Miguel Torga, Guerra Junqueiro, Trindade Coelho, Camilo Castelo Branco, Abade Baçal, esses sim, para falar apenas nalguns daqueles que já não se servem da baixa política para tomar decisões. Nenhum desses fugiu de Portugal, antes deixaram, todos eles, copiosos tesouros de literatura e arte sem fronteiras.

Barroso da Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário