quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Preço dos bilhetes dos transportes da CIM com desconto de 50% a partir de Janeiro

 A partir de Janeiro, o preço dos bilhetes dos transportes realizados pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes é reduzido para metade
A medida vai estar em vigor durante todo o ano de 2022 e abrange os percursos municipais, intermunicipais e inter-regionais.

“O nosso território é um território muito diferente dos territórios do litoral. É um território em que a procura de transporte é reduzida, nós temos autocarros que fazem circuitos que não têm sustentabilidade económica para poder cobrir os custos do serviço e, portanto, esta é mais uma medida para apoio às pessoas, para que tenham acesso ao transporte”, explicou o secretário da CIM, José Manuel Miranda.

A medida de redução do preço dos bilhetes está a ser aplicada desde 2020. Este ano o desconto era apenas de 25%, passando para 50% em 2022. Uma forma de incentivar também ao uso de transporte colectivo.

Muitos percursos não são realizados porque não são rentáveis para as operadoras, devido à baixa procura. Por isso, a CIM criou uma nova rede de rotas, que estará operacional a partir de Junho, e que servirá todas as populações.

“Todas as populações do território da CIM vão ter acesso ao transporte, embora muitas vezes na modalidade de transporte a pedido, mas vão ter esse serviço durante três vezes por semana, de ligação à sede de concelho. esse concurso, que cobra essa rede, está em inicio de arranque, o contrato já está assinado com o operador seleccionado, está o processo a ser preparado para ser remetido ao tribunal de contas para visto e contamos que até Junho do próximo ano essa rede esteja operacional no território”, disse.

A medida de redução do preço dos bilhetes custará 300 mil euros, 250 mil financiados pelo Fundo Ambiental, o restante pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes. Vai abranger os nove municípios da CIM, Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário