quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Bragança vai contar com um orçamento de quase 43 milhões e 200 mil euros para o próximo ano

 O valor foi aprovado ontem na Assembleia Municipal
Há uma redução de cerca de 3 milhões de euros em relação ao orçamento do ano passado, visto que há menos candidaturas de projectos a fundos comunitários no próximo ano, justifica Hernâni Dias. “O orçamento do município para o ano de 2022 é ligeiramente inferior ao do ano anterior em virtude de não conseguirmos ter uma verba tão significativa proveniente de fundos comunitários. 

Estamos a falar de cerca de três milhões de euros. De qualquer forma, temos um documento devidamente equilibrado que responde àquilo que são as propostas que foram anunciadas e dentro daquilo que são os nossos compromissos assumidos, por forma a que continuemos a lutar pelo conselho, desenvolvimento, criação de novos postos de trabalho, promoção do turismo, parte ambiental e tudo que tem a ver com a parte cultural e desportiva”, disse o presidente.

O autarca destacou ainda intervenções que estão em execução, como o caso do Museu da língua e o investimento da estratégia local de habitação. “Temos o Museu da Língua Portuguesa, que é um projecto enorme, assim como o Parque da Trajinha, sendo que a segunda fase da obra está em processo de ajudicação. Também temos uma obra extremamente relevante para os próximos anos, que é a estratégia local de habitação, com um volume de financiamento de 13 milhões de euros”.

No próximo ano, o município continua a aplicar a taxa mais baixa do IMI, de 0,3%, com uma redução por dependente, e, por outro lado, não abdica dos 0,5 de IRS em favor dos munícipes.

O documento das grandes opções do plano e orçamento de 2022 foi aprovado com 59 votos favoráveis, 12 votos contra e 3 abstenções.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário