Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Caminhada pela paz junta caminheiros este domingo no Santuário de Nossa Senhora do Campo, em Lamas

 Este domingo, no concelho de Macedo de Cavaleiros vai caminhar-se pela paz entre a Ucrânia e a Rússia.


O objetivo é apelar ao fim do conflito entre os dois países em guerra, explica o padre Roberto Carlos, da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, que organiza a iniciativa:

“Vai ser uma caminhada penitencial pela paz.

Quando rezamos, caminhamos, e tal como o Papa vai fazer amanhã, com a consagração ao Sagrado Coração de Maria da Rússia e da Ucrânia, estamos a envolver-nos, e não podemos fazer nada mais além de rezar e ser solidários na oração, pelos dois povos.

Temos os pontos de encontro, de onde sairemos juntos, mas quem quiser também pode fazer a sua caminhada e juntar-se a nós a partir de outros locais.”

São três grupos de caminheiros que se encontram na aldeia de Lamas e rumam juntos até ao Santuário de Nossa Senhora do Campo, também naquela freguesia:

“Um dos pontos de encontro é na igreja mãe da nossa Unidade Pastoral, às 8h.

Outro grupo vai sair da comunidade de Arcas, à mesma hora, e há ainda um terceiro, que sai do Santuário de Nossa Senhora do Caminho, em Espadanedo, às 8h30.

Às 11h encontramo-nos na igreja da aldeia e por volta das 11h iniciamos a procissão até ao alto do Santuário de Nossa Senhora do Campo, carregando a imagem da Nossa Senhora.

Já no santuário, por volta das 12h, vamos ter a missa e depois faremos a procissão à volta do santuário. No final, vamos fazer a consagração a Nossa Senhora, essa mesma consagração que o Papa Francisco fará amanhã.”

Mas esta não é a primeira ação levada a cabo pela Unidade Pastoral da Divina Misericórdia no sentido de apelar à paz e ajudar as vítimas do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, deixou saber ainda o Padre Roberto Carlos:

“Temos rezado pela paz, nas eucaristias que fazemos nas nossas aldeias, colocando sempre essa intenção.

Às sextas-feiras, das 15h às 18h30, fazemos a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Santa Maria, em Macedo, também pela paz.

E ainda participamos, de uma maneira ativa, nos movimentos que a comunidade civil nos tem convidado a participar, como a recolha de bens para enviar para a Ucrânia.”

Depois da caminhada e das celebrações religiosas, haverá almoço partilhado no Santuário de Nossa Senhora do Campo, em Lamas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário