Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 20 de março de 2022

Apresentação do livro “Congressos Transmontanos" de Jorge Nunes

 Foi ontem apresentado o livro “Congressos Transmontanos (1920-2020) – Unir o tempo do passado, do presente e do futuro”, da autoria de Jorge Nunes, na presença de inúmeros convidados e público que lotava por completo a sala de Atos do Município de Bragança.


Com esta obra, Jorge Nunes quis deixar para memória futura, o retrato dos quatro “Congressos Transmontanos” realizados até hoje, sendo que fez um século no passado mês de setembro sobre a realização do primeiro, realizado no tempo de primeira república.

Sobre este livro Adriano Moreira, escreve: “este livro, … fortifica a importância da identidade da comunidade transmontana para enfrentar os inquietantes desafios para a resposta ao último desafio, que é o futuro”.

Fernando Sousa que prefacia o livro, afirma dado momento “o presente trabalho, da autoria de Jorge Nunes, revela-se da maior importância para a história de Trás-os-Montes”, “pela sua informação exaustiva que nos fornece” e “porque aprofunda os temas desenvolvidos através da consulta de outras fontes”, “biografias” “comentários e repercussões dos congressos”.

Segundo Fernando Sousa, Prof catedrático, realça que por fim lança o desafio da realização de uma “Assembleia Magna em 2022, para reconquistar o poder da palavra”.

“É uma obra importante, de um grande transmontano, que valoriza todo o trabalho realizado em prol do desenvolvimento ativo que a região tem alcançado no último século através destes congressos, não esquecendo o ponto de situação atual e o muito trabalho que ainda precisa e deve ser feito”, considerou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, na abertura da sessão.

A apresentação do livro contou, também, com a presença de Jorge Fidalgo, Presidente da CIM-TTM (promotora da sessão), de D. José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga, e de Fernando de Sousa, investigador e coordenador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, entre outros.

 Os direitos de autor revertem integralmente, para a Delegação de Bragança da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

António Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário