Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Semana da Cáritas deu a conhecer à comunidade o Grupo Coordenador Diocesano de Emergências e Catástrofes

 A Semana Nacional da Cáritas permitiu dar a conhecer à comunidade o Grupo Coordenador Diocesano de Emergências e Catástrofes através de um simulacro de incêndio realizado na igreja da Sé, em Bragança, na passada terça-feira.


Tratou-se de uma das atividades da Semana da Cáritas, que começou no domingo, em Torre de Moncorvo, e se prolonga até à próxima terça-feira.

“Nunca tinha sido feito simulacro numa igreja. É um espaço com bastante público.

Quisemos ver o que é uma lacuna na emergência, que é a resposta psicológica. E para as pessoas perceberem a importância do nosso grupo de voluntários e o seu papel em situações de crise”, explicou a diretora da instituição ao Mensageiro, Cristina Figueiredo.

A mesma responsável revelou que, tendo sido criada em 2021, esta equipa já foi chamada a prestar apoio numa situação envolvendo um acidente de viação que afetou a corporação de Vinhais.

“Já tivemos uma situação em que intervieram, em Vinhais. Também temos parceria com o INEM do Porto e fomos convidados para participar já num curso. Neste momento, os nossos psicólogos estão a acompanhar um cidadão estrangeiro, que está a ter apoio”, frisou.

Este simulacro contou com a participação dos bombeiros de Bragança, que fizeram um balanço positivo do teste.

“É um balanço positivo, com o objetivo de testar a nova valência da Cáritas. O simulacro tem todo o interesse para nós, para percebermos as dificuldades que podemos encontrar na zona histórica, num edifício como este, em que não é fácil haver disponibilidade para fazer simulacros.

Acaba por ser um espaço amplo. Tem dificuldades dada a faixa etária das pessoas que o frequentam. O acesso? Pensei que ia ser pior, dadas as horas. Mas não havia muito trânsito e o que havia desviou-se”, explicou o comandante, Carlos Martins.

A situação testada foi de uma explosão provocada por um aquecedor na igreja, com duas vítimas e a necessidade de apoio a alguns dos familiares.

Envolveu oito viaturas dos bombeiros de Bragança, com 15 elementos, mais os psicólogos da Cáritas (10).

A PSP de Bragança deu apoio, com o corte do trânsito nas artérias envolventes.

António G. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário