Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de abril de 2022

𝐅𝐎𝐋𝐀𝐑 𝐃𝐎𝐒 𝐌𝐄𝐒𝐓𝐑𝐄𝐒

 Nas Aldeias Pedagógicas os Mestres já começaram os preparativos para a Páscoa. Por estes dias estão ocupados a fazer os tradicionais folares. Aprenda com os Mestres a fazer o folar transmontano com produtos caseiros e no forno a lenha.


Receita do Folar

Ingredientes:

Massa:

- 1 kg de farinha

- 1 dúzia de ovos

- 250g de manteiga

- fermento de padeiro (1 biju)

- 1 colher de café de fermento inglês (de barra)

- 1 colher de sopa de açúcar

- 1 pitada de sal

Carnes:

- Chouriço

- Salpicão

- Bacon

- Toucinho

- Presunto

Como fazer:

passo: bater os ovos e aquecer em banho-maria, e reservar.

passo: derreter a manteiga e desfazer o fermento inglês com um pouco de água e reservar.

passo: colocar a farinha, o fermento inglês e de padeiro, a manteiga, os ovos, o sal e o açúcar na masseira e mexer tudo muito bem. Quanto mais batido for melhor fica o folar. De seguida, deixa-se levedar, no mínimo 1 hora e no máximo 3 horas.

Após a massa estar levedada, deve-se fingir a mesma.

passo: por último, coloca-se a massa em formas e junta-se a carne, deixa-se a levedar mais 30 minutos e está pronto a ir ao forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário