Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

CPCJ de Macedo de Cavaleiros promove iniciativas no âmbito do mês da prevenção dos maus-tratos na infância

 Abril é o mês de prevenção dos maus-tratos na infância que pretende sensibilizar para a problemática, que anualmente em Portugal leva à sinalização de cerca de 60 mil crianças em riscos.


Em Macedo de Cavaleiros há cerca de 50 processos ativos. Apesar do número se manter mais ou menos estável nos últimos anos, situações de violência doméstica e absentismo escolar têm vindo a ser ma is recorrentes, deixa saber a responsável pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Macedo de Cavaleiros (CPCJ), Conceição Gemelgo:

“Tem-se vindo a verificar um aumento da exposição a comportamentos de violência doméstica.

O absentismo escolar também é preponderante, o que de algum modo, consciente ou inconsciente, os país não conseguem reverter e por isso passam para as comissões, para que de forma dialogada e acordada com os educadores e responsáveis, possamos alterar essas situação.

Negligência ao nível dos cuidados básicos e de saúde não nos aparecem tanto como situações de perigo.”

No caso da violência doméstica, o confinamento devido à pandemia fez aumentar o número de casos:

“Tem-se notado um aumento significativo. Ainda não conseguimos relacionar diretamente com a situação da Covid-19, mas sendo que a saúde mental é posta em causa de alguma maneira, as crianças obviamente que em contexto de violência doméstica são também vítimas diretas dessa mesma violência.”

Um pouco por todo o mundo, durante o mês de abril são várias as ações de sensibilização para prevenir a violação dos direitos das crianças.

Em Macedo de Cavaleiros, ontem foi inaugurada uma exposição itinerante, que foi apenas a primeira de um conjunto de atividades programadas para acontecer no concelho ao longo do mês:

“Esta é a atividade que abre o nosso plano no âmbito do mês de abril. É uma exposição itinerante do IAC que está disponível para circular de norte a sul do país.

Fizemos essa requisição e temo-la aqui para evidenciar os direitos das crianças, o que nos tempos que correm mais sentido faz ainda, visto eles serem diariamente violados.

Pretende-se que os meninos venham visitar a exposição na companhia dos seus professores ou pais. Tem caráter lúdico com algumas atividades propostas e um jogo de dinâmica.

Ao longo do mês de abril teremos também outras ações de sensibilização, como uma palestra em Vale da Porca, subordinada ao tema da parentalidade, e a culminar o mês,  numa campanha de âmbito nacional, far-se-á um laço azul humano, em homenagem a todas as crianças, celebrando a prevenção dos maus-tratos na infância.”

O laço humano será feito com os alunos do Centro Escolar de Macedo de Cavaleiros no dia 29 de abril, pelas 10h30.

À mesma hora, está previsto que também outras instituições o façam, como os alunos Instituto Piaget e os do Centro Social Nossa Senhora de Fátima.

A palestra “Pais Felizes, Filhos Felizes” acontece no dia 30 de abril na Junta de Freguesia de Vale da Porca.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário