Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Escuteiros europeus animaram aldeias do Parque Natural de Montesinho em trabalhos comunitários

 Após dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19, o projeto de voluntariado internacional do Parque Natural de Montesinho voltou a abrir portas a escuteiros internacionais, tendo recebido 102 voluntários durante a primeira quinzena de agosto em quatro aldeias do concelho de Bragança.


Ao longo de duas semanas, os jovens, entre os 16 e os 30 anos, provenientes de França, Holanda e, sobretudo, Bélgica, deram nova vida às quatro aldeias e executaram diversos trabalhos comunitários.

“Estiveram em Quintanilha (fizeram a pintura da casa da Sra. Da Ribeira, limpeza da aldeia, do rio, prepararam o recinto da escola para o Quintanilha Rock, pintaram placas de sinalização antigas, o nicho e os muros da aldeia e as fontes), em Palácios, França e Vilarinho de Cova de Lua, onde fizeram limpezas comunitárias, pintura dos cemitérios e igrejas, remarcação dos painéis de sinalização antigos do Parque, compuseram um painel de sinalização na Sra. Da Hera, e fizeram questão de criar uns resguardos em madeira para os caixotos do lixo. Também deram vida aos parques infantis”, explicou Susana Abrantes, coordenadora do projeto desde o seu início, há 24 anos.

Para os habitantes da aldeia, esta presença é bem vinda.

“Foi muito bom, é muito agradável para a aldeia de Quintanilha. Não temos muita gente durante a semana e eles animaram as pessoas e fizeram muitos trabalhos.

As pessoas já estão habituadas pois já há muitos anos que vêm para cá. São muito simpáticos. Uns falam inglês, outros francês, outros por gestos e lá se entendem”, disse Inês Lopes, da aldeia de Quintanilha.

Nelle Pralle é escutiera belga e ficou surpreendida com a “generosidade dos habitantes”.

“Adorei o convívio com os habitantes da aldeia. Todos os dias nos davam legumes, ovos, dizem-nos bom dia e perguntam como estamos.

O trabalho também é agradável. É muito gratificante”, disse ao Mensageiro.

Neste momento está já outro grupo, de 15 escuteiras belgas, na aldeia de Soeira, em Vinhais.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário