Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Aprender física no meio da rua foi a proposta do projecto trazido a Bragança pelos alunos do IST

 Bragança recebeu ontem a iniciativa “Física sobre Rodas”. Explicar de forma menos complexa conceitos desta área científica através de experiências destinadas a públicos de várias idades é o objectivo deste projecto que regressou à estrada.


Alunos do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico em Lisboa instalaram um autêntico circo da Física na Praça da Sé. “Somos quase artistas de rua, que estamos a entreter um público, o nome surgiu por causa disso mesmo, parece que conseguimos criar uma magia e entreter pessoas”, explicou o presidente do Núcleo de Alunos de Física, Rodrigo Simões.

Ajudar a desmitificar e a explicar de forma simples conceitos mais complexos desta área científica é o propósito da iniciativa. “Uma banca fala de plasmas, que é um pouco conhecido quarto estado da matéria, o que espanta muita gente, noutra explicamos como funciona o tecido espaço-tempo, falamos ainda de electro-magnetismo e noutra banca da mecânica e outra da termodinâmica”, afirmou.

Os mais novos eram os mais curiosos, mas a actividade destina-se a públicos de todas as idades. “É um assunto que me interessa, gosto de tudo na física, mas não sabia sobre os buracos negros e que quando chocavam provocavam um terramoto no espaço”, afirmou um dos jovens que passou pela praça da Sé.

Esta foi a primeira vez que a iniciativa "Física sobre Rodas" passou por Bragança, contando com o apoio do IPDJ, Centro de Ciência Viva e do Município.

Além das experiências científicas que todos puderam acompanhar na Praça da Sé os alunos do Instituto Superior Técnico estiveram ainda no castelo durante a noite com telescópios para observação de estrelas, planetas e constelações.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário