Fui fotografando e conversando sobre tudo o que via, mas o que realmente chamou a atenção foram as mulheres a vestir o fato de careto, o que sabia sera algo mais atribuído ao homem.
Fui lendo, pesquisando e vi até a tese de mestrado do Luís Filipe Costa, que também é de Podence, na qual ele abordou esse assunto.
Na altura achei interessante, tendo em conta toda a história dos caretos.
Não me centrei numa questão de igualdade de género mas sim no facto de ter sido a mulher, de certa forma, a ter contribuído para manter a tradição viva.
A exposição é um pouco mais conceptual do retrato da mulher.”
E o fascínio pelas mulheres careto fez com que voltasse este ano a Podence para fazer as fotografias:
“Este ano regressei a Podence para fazer o trabalho.
Cheguei lá e não conhecia praticamente ninguém.
Contactei a associação, que me orientou, e então fui falar com algumas mulheres que me explicaram o porquê de se vestirem.
Já ia com o trabalho pensado e elas disponibilizaram-se para serem fotografadas. Creio que ficaram contentes, tal como eu fiquei.
Eu quis estar com as pessoas, viver toda a festa, que acho fantástica e seduziu-me todo o ambiente. Adorei.
É um trabalho que não será tanto sobre os Caretos de Podence, diretamente, mas sim sobre a importância que a mulher teve em manter a tradição, e na própria sociedade.”
Rui Miguel Pedro acredita que a exposição vai despertar a curiosidade dos leirienses em visitar Podence na altura do Entrudo Chocalheiro:
“Acredito que a exposição vá ser entendida, vai dar também a conhecer a própria tradição fazendo com que quem tem curiosidade em participar da festa e nunca o fez o faça, pois apesar do crescendo gigante da tradição e da afluência de pessoas, acredito que haja muita gente que talvez nunca tenha ido, por poder ser longe chegar a Podence.”
O fotógrafo espera um dia poder trazer a exposição a Podence.
“Chocalhadas”, a exposição que tem a mulher vestida com o fato de Careto de Podence como figura principal, vai inaugurar no dia 25 de setembro no Museu da Imagem em Movimento, em Leiria, onde estará patente até 27 de novembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário