Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Sustentabilidade e transição digital é o futuro desta década segundo especialista José Carlos Nascimento

 A sustentabilidade ambiental e a transição digital são dois pilares fundamentais para o desenvolvimento nesta década


Quem o diz é José Carlos Nascimento, professor da Universidade do Minho, que marcou presença na Semana de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. O especialista que foi adjunto do secretário de Estado para a Transição Digital considera que o futuro não está na tecnologia em si, mas em quem decide implementá-la.

“Tradicionalmente olhávamos para a informática como uma forte de automatizar processos existentes. Hoje em dia precisamos de olhar para as tecnologias como um instrumento capaz de nos permitir criar novos modelos de negócio, novos processos, promover a transformação e inovação. E este novo papel das tecnologias só pode ser liderado, por quem conhece o negócio, por quem conhece a actividade”, explicou.

O grande desafio é pegar na tecnologia e criar soluções que funcionem em ambiente de negócio. Este trabalho já tem vindo a ser feito por algumas empresas conhecidas.

“Já aconteceu na década passada com muitas empresas que o fizeram e que são empresas de sucesso, como a Amazon. Eu penso que o que é diferente nesta década é a dimensão, porque temos um conjunto de tecnologias novas, que são muito promissoras e que estão a ser pouco usadas, como a inteligência artificial, o 5G e a sensorização”, referiu.

Pela primeira vez, na Comissão Europeia surge o digital como um dos pilares estratégicos. A semana da Escola Superior de Tecnologia e Gestão- IPB começou na terça-feira e termina hoje. Três dias dedicados à transformação digital e transição energética.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário