Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Bemposta, concelho de Mogadouro, palco de um dos maiores festivais de máscaras da Península Ibérica

 Desde as arribas do Douro às ilhas do Mediterrâneo, passando pelas planícies castelhanas até às serras do Centro de Portugal, o desfile do III Encontro de Rituais Ancestrais será uma mostra viva das diferentes expressões da ancestralidade .

Apresentação do III Encontro de Rituais Ancestrais

No próximo sábado, 11 de fevereiro, a aldeia de Bemposta, no concelho de Mogadouro, vai ser o palco de um dos maiores festivais de máscaras da Península Ibérica.

A posição geográfica raiana proporciona ao concelho de Mogadouro uma grande relação de proximidade com os povos do outro lado da fronteira, sendo muito comuns os momentos culturais partilhados entre Espanha e Portugal.

O Encontro de Rituais Ancestrais é um evento eminentemente rural e cultural, revelador das marcas que a história e a tradição deixaram na nossa terra, perdurando através do tempo e multiplicando-se em muitos espaços diferentes. Nesta 3.ª edição estarão presentes cerca de 50 grupos, vindos de Portugal, Espanha e Itália.

A diversidade de latitudes, de máscaras, de línguas e de culturas presentes neste evento é reveladora do seu potencial mobilizador.

Desde as arribas do Douro às ilhas do Mediterrâneo, passando pelas planícies castelhanas até às serras do Centro de Portugal, o desfile do III Encontro de Rituais Ancestrais será uma mostra viva das diferentes expressões da ancestralidade em cada uma das localidades com presença no evento.

Além do desfile, a programação inclui uma série de atividades complementares, todas elas relacionadas com a tradição do concelho de Mogadouro, seja ao nível do comércio, da gastronomia, da música ou da arte.

Ao início da tarde abrirá o Mercado de Rua de Produtos Tradicionais, para comercialização dos produtos mais característicos da nossa terra, como o fumeiro, o azeite, ou o queijo. Haverá também espaço para uma exposição de máscaras artesanais, um jantar comunitário e, ao início da noite, um concerto com o grupo de música etnográfica mirandesa Galandum Galundaina. Os gaiteiros do concelho de Mogadouro estarão presentes em todos os momentos.

O Encontro de Rituais Ancestrais é promovido pela Associação local Maschocalheiro, integrada por cidadãos da freguesia que se dedicam a preservar e a promover as tradições desta aldeia ribeirinha do rio Douro.

São coorganizadores do evento o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, a Junta de Freguesia de Bemposta e o Município de Mogadouro, sendo esta última entidade a responsável por grande parte da logística associada a esta grande festa da ancestralidade.

Estarão presentes entidades representativas do tecido político e cultural e associativo dos dois lados da fronteira.

Este evento, além de promover o património cultural do concelho, serve ainda para mobilizar a economia, o comércio e o turismo.

Tradições luso-espanholas

O Território Duero-Douro, que tem a fronteira mais antiga da Europa, soube manter quase intactas muitas das tradições ancestrais dos seus antepassados, fruto das mais diversas influências ao longo dos tempos. São muitas as festas pagãs enraizadas na memória e na cultura de ambos os lados da fronteira.

Para o AECT Duero-Douro, é fundamental promover estas tradições. “Conhecer os rituais ancestrais é conhecer a nossa história e cultura e, como tal, é essencial trabalhar na conservação e divulgação deste património único. Os Rituais são também um meio para potenciar as oportunidades do territorio no âmbito da cultura, do turismo e da economía local. Este tipo de evento despertou o interesse das gentes que vivem nestes territórios, fomentando a cooperação e o desenvolvimento territorial“, informa a associação num comunicado de imprensa.

Grupos participantes

Mogadouro

Chocalhada de Brunhosinho
Chocalheiro de Bemposta
Chocalheiro de Vale Porco
Farandulo de Tó
Mascarão e Mascarilha de Vilarinho dos Galegos
Roleses Gaiteiros de Urrós
União de Gaiteiros de Mogadouro
Velho e Careto de Valverde
Velhos de Bruçó

Bragança

Caretos de Aveleda
Caretos de Grijó
Caretos de Salsas

Góis

Entrudo Tradicional das Aldeias de Xisto de Góis

Ílhavo

Cardadores do Vale de Ílhavo

Lamego

Caretos de Lazarim

Macedo de Cavaleiros

Caretos de Arcas

Mira

Caretos de Lagoa de Mira

Miranda do Douro

A Velha de Vila Chã da Braciosa
O Velho e a Galdrapa de São Pedro da Silva
Gaiteiras de Vila Chã da Braciosa

Mirandela

Caretos de Torre Dona Chama

Zamora (Espanha)

El Atenazador de San Vicente de la Cabeza
Grupo de Gaitas “As Portelas”, de Lubián
La Danza del Paloteo de Tábara
La Obisparra de Pobladura de Aliste
Tamborileros de Fermoselle
Toro de Carnaval de Morales de Valverde
Zangarrón de Montamarta
Zangarrón de Sanzoles

Ávila (Espanha)

Cucurrumachos de Navalosa
Harramachos de Navalacruz
Las Toras de El Fresno
Machurreros de Pedro Bernardo
Zarramaches de Casavieja

Cáceres (Espanha)

Jarramplas de Piornal
Gualadajara (Espanha)
Los Diablos y Mascaritas de Luzón

La Coruña (Espanha)

Entroido de Samede

Léon (Espanha)

Antruejo de Cimanes del Tejar
Jurrus y Antruejo, de Alija del Infantado
Las Burras, de Tremor de Arriba

Palencia (Espanha)

Zamarrones y Mascaritos de Aguilar de Campoo

Sardegna (Itália)

Urthos e Buttudos di Fonni (Sardegna)

Sem comentários:

Enviar um comentário