Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Milhares de pessoas vieram a Bragança assistir ao Carnaval dos Caretos

 No último sábado, o município de Bragança aliou ao Festival do Butelo e das Casulas, um dos mais emblemáticos eventos do Nordeste Transmontano: o Carnaval dos Caretos


Milhares de visitantes traziam consigo a vontade e a folia de verem desfilar centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica e, ainda, de alunos dos Agrupamentos de Escolas do concelho e de utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Sendo esta uma tradição secular, muitos dos espectadores do desfile fizeram questão de escolher aquele fim-de-semana para regressarem às origens.

É o caso de Joana Meco, que actualmente reside em Coimbra e fez questão de vir este fim-de-semana, para participar numa tradição que sente autenticamente.

“Faço questão de vir sempre neste fim-de-semana, porque acho que é bom respeitarmos as tradições, tanto que desta vez trouxe os amigos para conhecerem o Carnaval transmontano”, contou.

De forma a não deixarem morrer as tradições, há também aqueles que, como Ana Serafim, desde muito cedo, tentam incutir às crianças o gosto pela cultura da região.

“Gosto muito de assistir a este tipo de festividade. O disfarce que mais gosto é o dos caretos, por isso é que também trouxe o meu filho vestido de caretos”, disse.

Para Hernâni Dias, presidente da Câmara Municipal de Bragança, o Carnaval dos Caretos é um “evento com grande expressão e significado”.

“Nota-se este interesse crescente por esta iniciativa e nós também ficamos satisfeitos por as pessoas aqui virem”, afirmou.

No final do desfile, aconteceu a tradicional Queima do Mascareto, uma figura com sete metros de altura que foi simbolicamente colocada em chamas. Este espectáculo cénico contou a participação dos Caretos, na Cidadela, no Castelo de Bragança.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Daniela Parente

Sem comentários:

Enviar um comentário