Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Associação Desteque aposta em “Qualificar o Turismo Sustentável”

 “Qualificar o Turismo Sustentável”: É esta a missão do projecto de cooperação entre várias associações de desenvolvimento do país, entre elas a Desteque, que abrange os concelhos da terra quente transmontana: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor


Segundo Aurora Ribeiro, da Desteque, o objectivo é a partilha de conhecimentos entre técnicos, para melhorar as ofertas turísticas ligadas à natureza, nomeadamente as caminhadas.

“Ao fazer os percursos pedestres associá-los às vivências das comunidades, é caminha aprendendo. Há uma coisa fundamental, a natureza só se preserva sendo utilizada, tem é que ter o uso ordenado. Os territórios, como a terra quente transmontana, criarem produtos de turismo de natureza é uma forma de ordenar e preservar esta natureza impar”, referiu.

Jorge Rodrigues é o presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, que é a chefe de fila do projecto de cooperação. Diz que há muito em comum nas várias regiões do país, a começar pela necessidade de perceber como se pode tirar mais partido do turismo de natureza, pois as pessoas querem mais do que caminhar.

“Estamos numa fase do turismo em que as pessoas procuram alguma motivação para a sua deslocação. Já não é só passar as férias por passar, não é apenas um alojamento que as pessoas procuram, mas cada vez mais a experiencia que enriquece os seus dias de lazer. O contacto com a natureza diria que está na liderança nas motivações das pessoas que procuram as zonas mais rurais”, sublinhou.

 Numa iniciativa em Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, esteve em destaque a segurança. Domingos Pires, da empresa de animação turística Portugal NTN, lembrou aos participantes, por exemplo, a necessidade de prepararem bem as actividades.

“Tendencialmente as pessoas têm mais consciência de que quando vão fazer uma actividade na natureza devem-se preparar para o que vão fazer e ter o material adequado”, disse.

Apenas algumas recomendações numa altura em que as caminhadas e desportos de natureza estão cada vez mais na moda.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário