Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Carolina Deslandes, Dino d'Santiago, Wet Bed Gang, FF e Mikky Miles Integram cartaz das Festas de Mirandela

 NO ANO DE ESTREIA DE GESTÃO TRIPARTIDA, O MUNICÍPIO ANUNCIA UM INVESTIMENTO DE 400 MIL EUROS PARA OS 11 DIAS DE FESTA.


Cartaz anunciado, oficialmente, este sábado à noite.

Apesar de só amanhã (sábado), estar prevista a apresentação oficial do cartaz das festas da Cidade de Mirandela e de Nossa Senhora do Amparo de 2024, que vão acontecer de 25 de julho a 4 de agosto, o Município já deu a conhecer, esta tarde, num comunicado enviado às redações, os principais artistas que vão marcar presença naquela que é considerada uma das maiores romarias do Norte do país.

Carolina Deslandes, Wet Bed Gang, Dino d'Santiago e Mizzy Miles são alguns dos nomes avançados e ainda com o primeiro de vários concertos, a 25 de julho, a ser protagonizado pelo cantor FF, acompanhado pela orquestra da Escola Profissional de Arte de Mirandela (ESPROARTE).

São algumas das novidades avançadas pela autarquia no ano em que a festa vai ter um novo modelo organizacional deixando de estar a cargo exclusivo da Confraria de Nossa Senhora do Amparo.

A nova gestão inclui o Município, a Junta de Freguesia de Mirandela e a Confraria.

O Município assegura a componente lúdica, nomeadamente, os espetáulos musicais, iluminação decorativa e o fogo-de-artifício.

A Junta de Freguesia fica responsável por receber as candidaturas de expositores interessados em ocupar espaço em área pública nas diversas zonas de envolvência das festas, incluindo os bares.

A cargo da Confraria de Nossa Senhora do Amparo está a realização de toda a componente religiosa associada ao evento, nomeadamente, as procissões, e as novenas.

Outra das novidades, tem a ver com o coração da festa que regressa à área envolvente do Santuário de Nossa Senhora do Amparo, “com a instalação de uma frente de palco com cerca de 20 metros e uma zona de bares e restauração, garantindo aos seus utilizadores um maior nível de conforto e melhores condições de salubridade e segurança”, refere o comunicado do Município.

A utilização deste espaço, “converte ainda as Festas de Mirandela num evento mais inclusivo, no que diz respeito à acessibilidade por parte de pessoas com mobilidade reduzida”, acrescenta.

Ainda segundo a autarquia, a nova disposição das Festas permitirá igualmente uma utilização em pleno e em segurança da praia fluvial Arq. Albino Mendo, galardoada novamente, este ano, com as bandeiras Azul, Qualidade de Ouro e Acessibilidade Para Todos. 

“A promoção de melhores condições de segurança e higiene e a redução de custos com a manutenção e preservação de grande parte do relvado do parque Dr. José Gama, antiga zona de concertos e de esplanadas, foram fatores determinantes para a tomada desta decisão conjunta entre os organizadores, proteção civil e forças de segurança”, refere o comunicado.

O investimento ronda os 400 mil euros e a autarquia considera que as Festas de Mirandela “traduzem-se numa forma de potencialização da economia local, com impactos diretos no setor turístico, na restauração e na hotelaria, bem como reforçar a notoriedade e afirmação de Mirandela como marca territorial a nível nacional”, pode ler-se.

O Município dá conta de outras duas atividades que continuarão a ser das principais referências da festa: “Com mais de 60 anos cumpridos de tradição, a aguardada Noite dos Bombos volta a unir gerações e invocar memórias a 2 de agosto”.

Para a noite de 3 de agosto, “as margens citadinas e as águas do rio Tua iluminam-se com um espetáculo piromusical, uma mescla da arte milenar da pirotecnia em sincronia com vários temas musicais”, conclui.

O cartaz completo das Festas de Mirandela e de N. Sra. do Amparo será apresentado oficialmente ao público, este sábado à noite.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário