De sexta-feira a domingo, a iniciativa vai contar com artesanato, produtos locais, música variada e o habitual desfile etnográfico.
António Pimentel, presidente da câmara de Mogadouro, garante que o festival é de forte componente lúdica e cultural. “Este festival vai ter uma variante a nível musical que vai ser distribuída por toda a zona histórica, em três palcos. Serão sete grupos musicais, sete grupos de gaiteiros e oito grupos de animação de rua. Terminará com o desfile etnográfico com a participação de 700 figurantes”, adiantou.
“Retratos da Nossa Gente” foi o tema escolhido para o festival, tendo sido inspirado na literatura do escritor mogadourense José Rentes de Carvalho. “Pedimos a permissão para podermos utilizar alguns excertos da obra sua obra, para decorar as ruas de Mogadouro, com livros que publicou, expressões retiradas dos livros”, disse.
Para António Pimentel, José Rentes de Carvalho ainda não tinha tido este tipo de reconhecimento no seu concelho. Este tributo no festival faz parte de um conjunto de homenagens ao escritor, natural de Estevais, como por exemplo, uma estátua e atribuição do nome J. Rentes de Carvalho à Casa da Cultura.
O Festival “Terra Transmontana” decorre durante sexta-feira, sábado e domingo, no Castelo da vila de Mogadouro. Este ano, o tema é inspirado na literatura do escritor José Rentes de Carvalho.
Sem comentários:
Enviar um comentário