Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de julho de 2024

Zíngarus lançam primeiro álbum

 Os Zíngarus, banda de folk rock transmontana, assinalam dez anos de vida com lançamento de primeiro disco. Cantam histórias musicadas contra a opressão, o consumismo e a futilidade, sempre com uma pitada de humor e muita energia.


O caso dos impostos que são reclamados pelo Movimento Cívico Terra de Miranda à EDP, pela venda das barragens, serviu de inspiração aos Zíngarus para compor o tema musical De Bô ao peito, exemplo da vertente “interventiva”, que caracteriza este grupo que, em cada canção, usando de alguma ironia e muito humor, conta uma história.

O nome surgiu da gíria popular, que apelida de Zíngaros os boémios. Os seis elementos que o integram, seis amigos, subiram ao palco pela primeira vez a 17 de abril de 2014, em Miranda do Douro. Durante os dois primeiros anos tocavam muito em bares, covers recriados de música popular portuguesa, com um toque de rock. Pouco a pouco foram ganhando espaço e começaram a marcar presença em eventos mais (re)conhecidos pelo público, como festas académicas, eventos locais, feiras e festas do município.

Os Zíngarus não são uma banda de covers, prova disso é o novo disco que tem sete temas originais e três músicas populares (re)inventadas. Barnabé e Saia da Carolina são alguns dos seus êxitos. Mas há outros, por exemplo o tema Fútil, uma sátira social a uma sociedade que dá valor à aparência em detrimento da essência, ou Ti Maria, uma história trágico-cómica rural, cuja personagem é a Ti Maria e o seu António.

Sem comentários:

Enviar um comentário