Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Ciclo do pão recriado no Festival de Música e Tradição da Lombada entre 26 a 28 de Julho

 Festival acontece na aldeia de Palácios, no concelho de Bragança


O Festival de Música e Tradição da Lombada está de regresso a Palácios, no concelho de Bragança. A aldeia volta a viver a tradição do ciclo do pão e a promover a cultura musical, entre 26 e 28 de Julho. Na apresentação do evento, esta segunda-feira, o presidente da Associação Cultural e Ambiental de Palácios, Bruno Aliste, realçou as várias actividades que vão acontecer este ano. “Vamos ter a exposição de espantalhos na aldeia. Temos também workshops de construção de cestas e de espantalhos. Temos uma pequena homenagem a uma senhora da aldeia, de 101 anos, que nos trouxe muitas músicas. Vamos ter ainda uma ronda às adegas”.

As pessoas da aldeia juntam-se para mostrar como se faz a segada, cozem o pão e tocam gaita-de-foles. Isto atrai visitantes de vários pontos do país e de Espanha, mas também filhos da terra que vivem fora. Raul Tomé, envolvido também na organização, adianta que este ano a malha será feita de forma tradicional. “Este ano vamos fazer com malho, que há muitos anos que não fazemos, para as pessoas mais novas verem como se fazia e para perceberem o esforço que os nossos antepassados faziam para sobreviver”.

Animação com música tradicional também não faltará. No sábado, com os grupos Charango e Fonte da Pipa e, no domingo, com Brama, na igreja da aldeia.

Esta é já a vigésima quarta edição do Festival de Música e Tradição da Lombada, que conta com a tradicional segada, workshops, jogos tradicionais, exposições e venda de artesanato e produtos da terra.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário