Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de julho de 2024

Festival da Canção Mirandesa regressa a 6 de julho

 Após vários anos de interrupção, o Festival da Canção Mirandesa volta a realizar-se em Miranda do Douro, no serão de sábado, dia 6 de julho, com o mesmo propósito de sempre: incentivar os músicos do concelho a escrever, compor e cantar em língua mirandesa.


O evento musical insere-se no programa das comemorações do Dia da Cidade e tem como palco, o Largo Dom João III, em Miranda do Douro.

O XXXIV Festival da Canção Mirandesa é organizado pela Casa da Música Mirandesa e de acordo com o professor, Paulo Meirinhos, a música é um ótimo recurso para aprender e divulgar a língua mirandesa.

“A música é um meio muito importante para a preservação e a divulgação do mirandês. Verificamos que há muito gente que conhece e canta músicas em mirandês, mas depois no dia-a-dia não comunica nesta língua. Por isso, queremos incentivar as pessoas a cantar e a falar, cada vez mais, em mirandês”, justificou.

Sobre a história do Festival da Canção Mirandesa, que já vai na 34ª edição, o músico, Paulo Meirinhos, sublinhou que este evento musical tornou-se uma referência no panorama musical da região.

“Ao longo dos mais de 30 festivais já realizados, constatamos que os músicos do concelho, sejam eles jovens ou adultos, sentem-se motivados a juntarem-se em grupos, para criar novas músicas em mirandês.”, indicou.

As inscrições para o 34º Festival da Canção Mirandesa decorrem até 6 de julho e segundo a organização, até ao momento, já foram selecionadas oito músicas.

Segundo o regulamento do festival há prémios pecuniários para os dez primeiros classificados. Os três primeiros prémios destinam-se à Melhor Letra em mirandês (1º); à melhor Interpretação Vocal (2ª); e à melhor Música (3º).

Para a presidente do município de Miranda do Douro, Helena Barril, a recuperação do Festival da Canção Mirandesa é uma mais valia cultural para o concelho.

“Após vários anos de interrupção, o Festival da Canção Mirandesa regressa com o propósito de salvaguardar e promover, simultaneamente, a música e a língua mirandesas. A música é um pretexto para nos expressarmos em mirandês e é um ótimo veículo de divulgação da língua dentro e fora da nossa terra”, disse.

Recorde-se que a língua mirandesa foi reconhecida oficialmente, em 17 de setembro de 1998, quando foram aprovados na Assembleia da República, os direitos linguísticos da comunidade mirandesa.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário