Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

OS FIDALGOS - BRAGANÇA

Família Ferreira Lima

JOSÉ ANTÓNIO FERREIRA DE LIMA, primeiro visconde de Ferreira de Lima, nasceu em Bragança a 12 de Janeiro de 1804 e faleceu em...
Era filho de Francisco José Ferreira de Lima, negociante da praça de Bragança, proprietário e antigo capitão de ordenanças, e de D. Brites Inácia.
Exerceu os cargos de Juiz da Relação de Lisboa e Juiz conservador da nação francesa. Casou em 1857 com D. Amélia Augusta de Campos, filha natural, legitimada, de Manuel de Campos Pereira, proprietário, capitalista e negociante da praça do Comércio, de Lisboa.
Por alvará de 19 de Fevereiro de 1866 foi nomeado fidalgo-cavaleiro da Casa Real, sendo-lhe conferido o título de visconde por carta de 14 de Janeiro de 1880.
O visconde de Ferreira de Lima era do conselho de El-rei D. Luís, comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e da de lsabel, a CatóIica, de Espanha, e Juiz do Supremo Tribunal de Justiça.
Deixou um filho, Francisco de Campos Ferreira de Lima, que nasceu a 26 de Setembro de 1860 (segundo visconde deste título), bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, que segue a magistratura, tendo sido já delegado na comarca de Vila Nova de Foz Côa (101).
----------
(101) Portugal: Dicionário histórico, ..., artigo «Ferreira de Lima».
----------
Família Ferreira de Sá

ANTÓNIO FERREIRA DE SÁ, natural de Bragança, filho de Jerónimo Ferreira de Morais, moço fidalgo, e neto de Duarte Ferreira de Morais.
Fidalgo-capelão por alvará de 1 de Julho de 1694 (102).

Família Ferreira de Sá Sarmento

1º JOÃO ANTÓNIO JOSÉ FERREIRA DE SÁ SARMENTO, natural de Bragança, filho de Francisco José Sarmento Louzada e de D. Joana Francisca Caetana de Morais, habilitou-se em 1723 para cavaleiro da Ordem de Malta (Letra I.Maço I. Documento II).
2º BALTAZAR FERREIRA SARMENTO, natural de Bragança, filho de Baltazar Ferreira Sarmento e neto de João Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, filho de Baltazar Sarmento Ferreira.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 29 de Julho de 1689 (103).
3º ANTÓNIO FERREIRA SARMENTO PIMENTEL, natural de Bragança, filho de João Ferreira Sarmento de Louzada, fidalgo da Casa Real e neto de João Ferreira Sarmento.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 24 de Outubro de 1739 (104).
4º BALTAZAR FERREIRA SARMENTO PIMENTEL, natural de Bragança, filho de João Ferreira Sarmento, fidalgo da Casa Real e neto de Baltazar Ferreira Sarmento.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 9 de Junho de 1706 (105).
5º CRISTÓVÃO FERREIRA SARMENTO PIMENTEL, natural de Bragança, filho de João Ferreira Sarmento Pimentel, fidalgo da Casa Real, e neto de Baltazar Ferreira Sarmento.
Fidalgo-cavaleiro por alvará de 29 de Julho de 1688 (106).
----------
(102) Livro 8 das Mercês de El-Rei D. Pedro II, fol. 436, in Dicionário Aristocrático.
(103) Ibidem, livro 5, fol. 207, idem.
(104) Livro 31 das Mercês de El-Rei D. João V, fol. 36, idem.
(105) Livro 17 das Mercês de El-Rei D. Pedro II, fol. 85 v., idem.
(106) Ibidem, livro 4, fol. 214 v., idem.
----------
MEMÓRIAS ARQUEOLÓGICO-HISTÓRICAS DO DISTRITO DE BRAGANÇA

Sem comentários:

Enviar um comentário