Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de julho de 2024

Primeiro Doutoramento sobre Medicina Veterinária de Abrigo defendido na UTAD com nota máxima por Paulo Afonso

 O mirandelense, Paulo Afonso, obteve a aprovação, por unanimidade, com nota máxima, na defesa da sua tese de doutoramento em Ciências Veterinárias na UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), no campo da Medicina Veterinária de Abrigo.


Para Paulo Afonso representa “o reconhecimento de sete anos de estudo e dedicação a esta área que passaram por um Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e nos últimos quatro anos com o estudo e investigação para esta tese de doutoramento”, sempre conciliado com a sua atividade profissional no Centro de Recolha Oficial da CIM- Terras de Trás-os-Montes.

A tese de doutoramento de Paulo Afonso “é um marco significativo no campo da Medicina Veterinária de Abrigo, uma área emergente dedicada ao cuidado, e foca-se na saúde e bem-estar dos animais em abrigos, explorando as suas interações com a saúde animal e saúde humana”, conta.

Este é também o primeiro Doutoramento em Ciências Veterinárias sobre Medicina Veterinária de Abrigo, em Portugal, e pioneiro na Europa. O que deixa Paulo Afonso “muito orgulhoso”.

Espera agora que este trabalho “inspire futuros investigadores e profissionais no desenvolvimento contínuo de novos estudos e práticas que melhorem a vida dos animais em abrigos e, consequentemente, a saúde animal e saúde humana”. 

Para além disso, espera que “tenha impacto no desenho do quadro legislativo e na adoção de políticas públicas sustentadas”.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário