Os grupos portugueses que vão participar no X Festival Ibérico de Pauliteiros, em Sendim, são os anfitriões, as Pauliteiras e os Pauliteiros locais, assim como os convidados, os Pauliteiros de Constantim, que vêm acompanhados pelas figuras do ritual de solstício de Inverno, o Carocho e a Velha.
Da vizinha Espanha vêm até à vila de Sendim, os grupos: Paloteu de Berrueces (Valladolid), Paloteu de Villamandos (Léon), Colla Bastonera Los Romanes (Barcelona) e Bastoners de Gracia (Barcelona).
“Na Terra de Miranda, as danças dos pauliteiros são mais enérgicas e personificam as danças guerreiras. Já em Espanha, as danças são mais subtis e os grupos trabalham mais as coreografias. O grupo Romanes, por exemplo, introduz saltos nas danças e os Bastoners de Gracia têm fogo na sua coreografia”, disse, Telmo Ramos, secretário da Casa de L Pauliteiro.
A décima edição do Festival de Pauliteiros de Sendim inclui ainda uma atuação do músico espanhol, Luís Pedraza, especialista em música tradicional.
A grande novidade do X Festival Ibérico de Pauliteiros, em Sendim, é a realização do evento ao serão, uma mudança que segundo a organização, visa evitar o calor da tarde e proporcionar um espetáculo mais agradável para os dançadores e para o público.
“Este ano, em colaboração com a Comissão de Festas de Santa Bárbara 2024, decidimos mudar o festival para a noite. Assim sendo, durante a tarde de Domingo, estão programadas algumas atividades para os grupos convidados, como são a receção na Câmara Muncipal de Miranda do Douro, a visita à Concatedral, ao Museu da Terra de Miranda, a degustação de produtos na cooperativa Ribadouro e o jantar-convívio”, indicou, Telmo Ramos.
Outra novidade no Festival Ibérico de Pauliteiros é a instalação de um palco, com iluminação, sonorização e bancadas laterais, na praça central da vila de Sendim.
“Este festival visa promover a dança tradicional dos Pauliteiros e tem especial importância para a região, dado que continua a decorrer a apreciação da candidatura “Danças dos pauliteiros nas festividades Tradicionais”, ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial”, justificou.
Para preservar esta herança cultural, a Casa de l Pauliteiro, em Sendim, continua a formar novos pauliteiros, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos, rapazes e raparigas.
“Ao longo do ano, os Pauliteiros e Pauliteiras de Sendim tem como principal missão as atuações em Portugal e no estrangeiro, com o propósito de dar a conhecer a cultura, a música e a dança tradicional da Terra de Miranda”, informou.
No dia 4 de agosto, o X Festival Ibérico de Pauliteiros dá início às festas em honra de Santa Bárbara, a padroeira de Sendim e estas festividades decorrem até ao dia 11 de agosto.
Sem comentários:
Enviar um comentário