Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 9 de novembro de 2024

Nuno Gama volta a beber inspiração nos Caretos de Podence e nas capas de honra transmontanas

 O famoso estilista Nuno Gama apresentou o seu mais recente trabalho, inspirado nos Caretos de Podence e nas Capas de Honras com a verdadeira essência e simplicidade transmontanas.


Esta já é a quarta vez que o estilista de renome nacional e internacional se inspira nos trajes mais típicos desta região. Nuno Gama confessa que possivelmente existe alguma história por contar:

Faz parte de mim, volta não volta, vou lá bater. É um mistério que há em mim. Não sei. Não tenho nada a ver com Trás-os-Montes e está sempre a chamar-me e a atrair-me. Parece que há ali, uma história para eu contar.

O feedback do público foi excelente, ficaram maravilhados e adoraram. Adoraram todo o trabalho artesanal e a forma como foi realizado, na apresentação. Foi muito bom.

A nova coleção outono-inverno 2024/2025, toda ela masculina, foi apresentada, recentemente, no MUDE – Museu do Design, em Lisboa dá pelo nome de “Fronteira”.

Conta com mais de 50 peças, com a utilização de materiais como a lã e o algodão. O estilista conta que usou para esta coleção cores mais beges e castanhos, com modelos casuais chic e também sem esquecer o lado desportivo:

Sim é tudo masculino e são peças que são realizadas a partir de reinterpretações, tanto da capa de honra, como do traje dos Caretos de Podence. A intenção não é fazer as coisas iguais. O que vocês [transmontanos] inspiram e o que eu posso fazer com isso. Esse desafio é que torna as coisas interessantes. Vocês nos caretos usam a lã e nós usamos o burel. Os tons que usei foram neutros, de beges, quase que diria graníticos acastanhados.

A próxima mostra do autor vai ser em Espanha, ainda sem data definida.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário