Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Vila Flor começou este sábado a comemorar as “Amendoeiras em Flor”

 O certame cresceu nesta edição, contando com 70 expositores


A feira "Amendoeiras em Flor" procura promover os produtos endógenos do concelho, como o vinho, mel, fruta e artesanato, mas a amêndoa é a rainha da festa.

Este ano, a floração está atrasada. Para o produtor de Folgares, Henrique Lopes, este atraso pode ser benéfico para a produção. “Por um lado felizmente, porque muito provavelmente vêm geadas tardias, o que vai estragar a floração, ou seja, vai fazer com que a flor caia e, por consequência, não temos fruto. Como a floração também está ligeiramente atrasada, não conseguimos uma previsão exata de como será a produção este ano”, referiu.

Além da venda da amêndoa a granel, há produtores que já estão a apostar na transformação. É o caso de Cristophe Monteiro, com produção em Valtorno. Para rentabilizar o negócio, decidiu criar produtos com base no fruto seco. “O negócio, por vezes, não é muito rentável, então temos de nos transformar e, assim sendo, aproveitar os derivados da amêndoa. Temos bastantes produtos, amêndoas cobertas, farinha de amêndoa, manteiga de amêndoa, temos também um produto novo, que é figos secos cobertos com chocolate e recheados de amêndoa e temos o nosso miolo natural. Sentimos a necessidade de transformar, porque vender só o miolo da amêndoa, acaba por ser muito singular”, sublinhou.  

Um dos objetivos do município, com o certame, além da dinamização do concelho, é precisamente incentivar à transformação da amêndoa. “Vem-se tornando muito importante a nível económico para Vila Flor e que tem de ser de valor agregado, ou seja, a valorização do produto, da amêndoa em si, tem de ser feita em Vila Flor, para que o produtor possa sentir o efeito desse investimento. Não podemos olhar para a amêndoa como uma produção massiva. Temos de olhar para a amêndoa como produto de nicho, produto de mercados específicos, que atendemos de uma forma específica, característica, com qualidade, com diversidade e, muitas vezes, com inovação”, explicou o autarca Pedro Lima.

Nesta edição, o município apostou ainda num fim de semana, entre 21 e 23 de fevereiro, dedicado à caça e pesca, com várias atividades associadas e contando já com centenas de participantes.

A feira “amendoeiras em flor” começou este sábado e decorre até 9 de março.

Este ano, acontece no Parque de Exposições. O município quer ainda requalificar o espaço para melhorar as condições, quer elétricas, quer sanitárias e até de pavimentação, devido à irregularidade do chão, que causa alguns constrangimentos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário