Os idosos mais isolados de Vila Flor vão estar ligados 24 horas por dia, 365 dias por ano, à GNR. É o primeiro concelho do distrito a aderir ao projeto E-Guard. As pessoas vão receber um pequeno aparelho. Em caso de necessidade, podem pressionar o botão, fazendo uma ligação imediata às autoridades. Se o idoso cair, o equipamento também deteta a queda e emite um alerta. O objetivo é permitir uma resposta mais eficaz e qualificada, adianta o comandante distrital da GNR, António Lobo de Carvalho.
“O alarme é imediatamente gerido pelo nosso sistema de comando e controlo e, a partir daí, é feito um despacho de meios, sendo a resposta uma resposta qualificada. Pode tratar-se de uma situação de emergência que exija a presença da área da saúde, da emergência médica, mas pode também ser outra situação qualquer, e nós temos essa resposta articulada. Perante a alarmística, os meios são acionados, mas a situação não é esquecida, havendo um acompanhamento contínuo. Isto vai permitir a integração de outras respostas e de outras capacidades locais”, explicou.
Desta forma, a GNR vai estar próxima daqueles que vivem em condições mais vulneráveis. Numa região com limitações de mobilidade e de comunicação, o comandante Lobo de Carvalho garante que a falta de rede móvel não é um problema para acionar o aparelho.
“A equipa que desenhou este equipamento permite que o sinal seja suficientemente amplo para conseguir capturar diversos patamares de rede, o que garante, com segurança e fidelidade, a comunicação entre o aparelho e o Centro de Comando e Controlo e assim conseguirmos gerir todas as ocorrências mais complexas”, referiu.
No concelho de Vila Flor, 30% da população é idosa, ou seja, tem mais de 65 anos. Para já, vão ser distribuídos 15 aparelhos a pessoas em situações mais preocupantes. O presidente do município de Vila Flor, Pedro Lima, destaca que este é só o primeiro passo, com o objetivo final de chegar a todos os que necessitam.
“Em primeiro lugar, há uma seleção geográfica para tentarmos identificar qualquer problemática associada a estarmos num determinado lugar. E em segundo lugar, vai haver um critério de maior necessidade, de maior isolamento, que isso a GNR já tem identificado dentro do processo que eles desenvolvem com os mais idosos”, vincou.
O protocolo entre a GNR e o município foi assinado, ontem, em Vila Flor. O projeto E-Guard já está a ser implementado em várias zonas do país, mas é a primeira vez que chega ao distrito de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário