Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Vila Flor é o primeiro concelho do distrito a aderir ao projeto E-Guard

 O aparelho vai ligar a GNR aos idosos mais isolados  24 horas por dia, 365 dias por ano. Serão distribuídos, inicialmente, 15 aparelhos a pessoas em situações mais preocupantes


Os idosos mais isolados de Vila Flor vão estar ligados 24 horas por dia, 365 dias por ano, à GNR. É o primeiro concelho do distrito a aderir ao projeto E-Guard. As pessoas vão receber um pequeno aparelho. Em caso de necessidade, podem pressionar o botão, fazendo uma ligação imediata às autoridades. Se o idoso cair, o equipamento também deteta a queda e emite um alerta.  O objetivo é permitir uma resposta mais eficaz e qualificada, adianta o comandante distrital da GNR, António Lobo de Carvalho.

“O alarme é imediatamente gerido pelo nosso sistema de comando e controlo e, a partir daí, é feito um despacho de meios, sendo a resposta uma resposta qualificada. Pode tratar-se de uma situação de emergência que exija a presença da área da saúde, da emergência médica, mas pode também ser outra situação qualquer, e nós temos essa resposta articulada. Perante a alarmística, os meios são acionados, mas a situação não é esquecida, havendo um acompanhamento contínuo. Isto vai permitir a integração de outras respostas e de outras capacidades locais”, explicou.

Desta forma, a GNR vai estar próxima daqueles que vivem em condições mais vulneráveis. Numa região com limitações de mobilidade e de comunicação, o comandante Lobo de Carvalho garante que a falta de rede móvel não é um problema para acionar o aparelho.

“A equipa que desenhou este equipamento permite que o sinal seja suficientemente amplo para conseguir capturar diversos patamares de rede, o que garante, com segurança e fidelidade, a comunicação entre o aparelho e o Centro de Comando e Controlo e assim conseguirmos gerir todas as ocorrências mais complexas”, referiu.

No concelho de Vila Flor, 30% da população é idosa, ou seja, tem mais de 65 anos. Para já, vão ser distribuídos 15 aparelhos a pessoas em situações mais preocupantes. O presidente do município de Vila Flor, Pedro Lima, destaca que este é só o primeiro passo, com o objetivo final de chegar a todos os que necessitam.

“Em primeiro lugar, há uma seleção geográfica para tentarmos identificar qualquer problemática associada a estarmos num determinado lugar. E em segundo lugar, vai haver um critério de maior necessidade, de maior isolamento, que isso a GNR já tem identificado dentro do processo que eles desenvolvem com os mais idosos”, vincou.

O protocolo entre a GNR e o município foi assinado, ontem, em Vila Flor. O projeto E-Guard já está a ser implementado em várias zonas do país, mas é a primeira vez que chega ao distrito de Bragança.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário