Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Bragança foi o distrito do continente com maior percentagem de abstenção

 Pior que Bragança (47,3%), só mesmo os Açores onde a abstenção foi superior a 56%


Ainda no rescaldo das Legislativas deste domingo, ficam outras curiosidades sobre os resultados quando ainda faltam conhecer os números dos círculos da Europa e Fora da Europa que ainda vão ditar a atribuição de mais quatro mandatos.

Por agora, tendo em conta os dados oficiais validados pela Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna dizem que ao nível da abstenção, no território do Continente, foi no distrito de Bragança que se registou a maior percentagem de eleitores que não foram exercer o seu direito de voto. Atingiu os 47,3%, bem superior ao número registado no país que se situou nos 35,6%.

Pior que o distrito de Bragança, só mesmo o arquipélago dos Açores que teve uma abstenção de 56,2%.

Feitas as contas, no distrito de Bragança estavam inscritos 132 768 eleitores, mas apenas 69 983 foram votar, enquanto 62 785 optaram por não votar.

Nos 12 concelhos do distrito brigantino, foi claramente o de Vimioso onde se registou a maior percentagem de abstenção (57,4%), seguido de Vinhais (53,4%) e Macedo de Cavaleiros (49,9%).

Em Vimioso, dos 5104 eleitores inscritos, apenas 2171 votaram. Em Vinhais, em 9110 eleitores que estavam inscritos, foram às urnas 4244 eleitores.

Em sentido inverso, foi nos concelhos de Freixo de Espada à Cinta (40,7%), Carrazeda de Ansiães (43,8%) e Alfândega da Fé (43,9%) onde a abstenção foi menor no distrito.

Como exemplo, Freixo de Espada à Cinta tinha 2887 inscritos e votaram 1710 eleitores.

INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Terra Quente)

Sem comentários:

Enviar um comentário