Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Construíram peças alusivas à Nossa Senhora das Neves e vão a concurso em Sambade

 Cerca de 20 pessoas, em Sambade, concelho de Alfandega da Fé, deram asas à imaginação, nos últimos meses e construíram peças alusivas à Nossa Senhora das Neves. Agora, vão a concurso já no sábado, a partir das 17h30.


“É um grupo de trabalho de mulheres aqui de Sambade, já com alguma idade que quiseram trabalhar os arraiolos. Depois decidiram fazer a Nossa Senhora das Neves em lã e em outros tipos de materiais ligados aos arraiolos, para depois se fazer uma exposição na Junta de Freguesia, onde vamos atribuir um prémio aos melhores trabalhos e aos participantes também. As pessoas têm vindo a trabalhar, já há uns meses, não só nesses trabalhos, mas também outros, mas depois decidiram que como é a altura das festas querem prestar-lhe uma homenagem”, explica, Ricardo Pimentel, presidente da Junta de Freguesia de Sambade.

As peças vão ficar expostas na Junta de Freguesia de Sambade durante o período das festividades que arrancam já esta sexta-feira e prolonga-se até ao dia 18 de agosto.

No mesmo dia, 16 de agosto, o Centro de Interpretação do Território (CIT) de Sambade será palco de uma outra exposição: “Em nome do lugar sem tempo”, que contará com fotografias de Nuno Augusto Moreno, uma viagem visual das décadas de 50, 60 e 70, através de fotografias e filmes que retratam a transformação da aldeia e do território.

“Mostra como é que era antigamente, como é que faziam a ceifa, coo trabalhavam na agricultura. Têm fotos de vários terrenos antigos, tem fotos também de Sambade, como era antigamente. E no fundo, explica que é uma homenagem ao pai, porque o pai é que tirava as fotos, o pai é que tratava também dessas coisas. E ele fez um bocadinho também essa parte de agora expor e mostrar aquilo que era na altura Sambade.

A exposição vai estar patente no CIT Sambade até 31 de dezembro.

Mas ainda por esta freguesia, a arte ganha força, com a exposição “Nuvem do Tempo”, que consiste em desenho, pintura e escultura. Um trabalho de jovens artistas, com idades entre os 12 e os 15 anos.

“Os trabalhos são dedicados “aos meios rurais, é dedicado, por exemplo, a casas antigas que existem no concelho e distrito, é um bocado abstrato nesse sentido, as ruas, igrejas, capelas… É importante descentralizar um bocadinho a arte das cidades e trazê-las também para os meios rurais e dar palco a estes jovens artistas que são pessoas novas”, remata.

A abertura acontece no próximo dia 18 de agosto, pelas 21 horas, na Junta de Freguesia de Sambade.

Sem comentários:

Enviar um comentário