Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

III edição de la Fiesta de las Lhénguas arranca hoje em Picote

 O tema deste ano é “O fio das palavras: os contos que nos aproximam”


A aldeia de Picote, em Miranda do Douro, recebe, a partir de hoje, a III Edição da Festa das Línguas, iniciativa que tem como objetivo a celebração da diversidade linguística, com foco nas comunidades e nas origens asturo-leonesas, onde se inclui o mirandês.

O tema deste ano é “O fio das palavras: os contos que nos aproximam” e, segundo Jorge Lourenço, da FRAUGA, associação promotora, durante o dia de hoje e ao longo do fim de semana, há várias atividades programadas para celebrar esta identidade. “Vamos ter palestras, música, as crianças das escolas, vamos ter uma taberna, os Pauliteiros de Miranda, uma missa em língua mirandesa, e noutras, também, um contador de historias, em português e em asturiano”.

O grande destaque deste ano é a literatura oral. Os contos e as histórias da tradição oral são o ponto central, em vários idiomas.

Jorge Lourenço referiu ainda que a iniciativa pode vir a ser realizada também em Espanha. “A nossa ideia é alargar o espaço linguístico. Vamos andando, ano após ano, e já há interesse, por parte dos asturianos, em que a festa se faça em Espanha”.

A Festa das Línguas terminará com uma missa em mirandês e leituras em outras línguas, no domingo, sendo organizada pela associação FRAUGA, em colaboração com a Junta de Freguesia de Picote.

Esta noite, a partir das 22h, a banda Pica & Trilha, com temas cantados em mirandês, atua em Picote.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário