Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Encontro de Atletismo junta cerca de 90 atletas de 10 IPSS do distrito e Vila Real em Bragança

 O Meeting de Atletismo, iniciativa da Special Olympics Portugal, aconteceu, pela primeira vez, em Bragança, a propósito das iniciativas que o Centro Social Paroquial dos Santos Mártires preparou para celebrar os seus 40 anos


Bragança acolheu, ontem, um encontro de atletismo, das Olimpíadas Especiais Portuguesas. A atividade, que juntou cerca de 90 atletas, de vários pontos dos distritos de Bragança e de Vila Real, dedica-se à promoção do desporto e à inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Mónica Costa, utente do Espaço Mais, em Mogadouro, arrecadou um sexto lugar no lançamento do peso, na sua série. O desporto é uma forma de mostrar à sociedade que toda a gente é capaz daquilo que quiser. “Para mim o que importa é a participação. É mais importante do que ganhar. É uma oportunidade que temos de mostrar que também somos capazes”.

Marco Afonso, utente do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, instituição que promoveu a iniciativa, competiu em lançamento do peso e foi um o primeiro classificado na sua série. O desporto é algo entusiasmante. “Tenho ficado várias vezes em primeiro lugar. O desporto é bom para o aspeto físico e intelectual e é uma forma de integração na sociedade”.

José Salvador, do Centro de Educação Especial de Bragança, pratica atletismo. Ficou em quarto lugar na sua série, nos 100 metros. “Faz bem à saúde e a gente mantem-se em linha. Faz-se muita amizade no desporto”.

O Meeting de Atletismo, da Special Olympics Portugal, aconteceu pela primeira vez em Bragança, a propósito das iniciativas que o Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires preparou para celebrar os seus 40 anos. Sérgio Afonso, treinador dos utentes desta instituição, admite que o desporto é das melhores formas que existe para promover a inclusão. “O desporto adaptado está em alta no distrito e é uma das formas de integrar as pessoas na sociedade”.

Os utentes dos Santos Mártires têm-se vindo a distinguir no desporto adaptado, desde que foi aberta a unidade de apoio à pessoa com deficiência. Tudo começou com atividades lúdicas, mas depressa se percebeu que havia potencial. O desporto é muito mais que competição. “Sorrisos, alegria, união, cumplicidade e aproximação entre instituições. Os nossos utentes saltam os muros das suas instituições, onde estão fechados, muito tempo, praticam desporto e de uma forma eclética estão inseridos na sociedade”.

Esta iniciativa acolheu cerca de 90 atletas de 10 diferentes IPSS dos distritos de Bragança e de Vila Real. Lançamentos, saltos e velocidade foram as provas que testaram as habilidades destes atletas.

A iniciativa contou com o apoio da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, Município de Bragança, Associação distrital de Atletismo de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Instituto Nacional de Reabilitação e do Instituto Português do Desporto e Juventude. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário