Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

“BAMOS A MIRANDA BER LS PAULITEIROS” LEVA CULTURA TRADICIONAL À RUA COM ATUAÇÃO DOS PAULITEIROS E DANÇAS MISTAS

 A iniciativa “Bamos a Miranda ber ls Pauliteiros” voltou, uma vez mais, a animar o centro histórico de Miranda do Douro, com mais um momento de celebração da cultura tradicional mirandesa. O destaque da sessão de sábado, dia 20 de setembro, foi a atuação dos Pauliteiros e do grupo de Danças Mistas da Mirandanças Associação, que levaram ao público ritmos e movimentos característicos da identidade local.


A iniciativa, que pretende aproximar residentes e visitantes das tradições vivas do território, tem como objetivo valorizar e divulgar o património imaterial ligado à dança, à música e à língua mirandesa, ao juntar pauliteiros e danças mistas no mesmo espetáculo, reforça a diversidade e riqueza das expressões culturais da região.

Com uma forte componente comunitária, “Bamos a Miranda ber ls Pauliteiros” tem sido bem acolhida tanto pela população como pelos turistas que visitam Miranda do Douro, contribuindo para manter viva a tradição e promover o envolvimento intergeracional nas práticas culturais.

Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Miranda do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário