Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Sendim: Viticultores entregam as suas colheitas na cooperativa Ribadouro

 No planalto mirandês estão a realizar-se as vindimas e a cooperativa agrícola Ribadouro, na vila de Sendim, não obstante a delicada situação financeira, continua a receber a confiança dos viticultores, que aí entregam as suas colheitas para a produção de vinho.


Na tarde de Domingo, dia 21 de setembro, o agricultor, António Luís, proprietário de meio hectare de vinha em Fonte Aldeia, indicou que este ano, a produção foi ligeiramente menor, mas em contrapartida, a graduação ou seja, a concentração de açucares nas uvas foi “boa”, com 13,5%.

Questionado sobre a razão pela qual optou por entregar a sua colheita, em Sendim, o viticultor, respondeu que pretende contribuir para a recuperação da cooperativa Ribadouro, uma entidade que diz ser “muito útil para o planalto mirandês”.

De Vila Chã de Braciosa, António Gonçalves, também escolheu a cooperativa na vila de Sendim, para entregar a colheita 3 mil quilos de uvas. O vitivinicultor justificou a escolha da Ribadouro, pela proximidade geográfica e para ajudar na recuperação financeira da cooperativa.

Da vila de Sendim, o viticultor, Luís Peres, estima colher cerca de 80 mil quilos de uvas, nas várias vinhas que cultiva na União de Freguesias de Sendim e Atenor. Como associado da Ribadouro, o agricultor sendinês, fez questão de entregar uma parte da sua colheita na cooperativa em Sendim.

“Iniciámos este Domingo, dia 21 de setembro, as vindimas. Nesta região, ainda é costume realizar o torna-jeira, ou seja, familiares, amigos e vizinhos ajudamo-nos nas vindimas. Este ano, nas vinhas já feitas, vamos utilizar pela primeira vez, a apanha mecânica das uvas”, disse.

A campanha vinícola, na Cooperativa Ribadouro C.R.L, iniciou-se a 17 de setembro e o horário de trabalho é o seguinte:

2ª feira – fecho
3ª feira – abertura às 9h00 até ao fecho;
De 4ªfeira a Domingo, abertura das 14h00 até ao fecho.

De acordo com a cooperativa Ribadouro, na campanha vinícola deste ano, o preço do quilo de uvas varia entre os 0,36€ e 0,38€, com a graduação base de 12%.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário