Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 13 de setembro de 2025

Sabores frescos do mar: Lídia Brás, do Stramuntana, abre marisqueira para petiscar em Gaia

 Marisco fresco do dia, pregos e sandes de presunto servem-se ao balcão, regados a cerveja e bons vinhos. Ponto de encontro para quem aprecia marisco fresco e dois dedos de conversa, o Proua abre em soft opening este fim de semana junto ao Stramuntana, em Gaia.


Sempre que o constante trabalho da restauração dá uma folga, Lídia Brás e o marido, Fernando Araújo, gostam de variar da cozinha transmontana e ir até uma marisqueira. Apreciadores de frutos do mar, e de espaços descontraídos onde se possa petiscar, beber uma cerveja ou um copo de vinho e circular, trocando dois dedos de conversa, decidiram abrir o Proua, no mesmo edifício do centro de Vila Nova de Gaia onde já vive o Stramuntana. O conceito do novo espaço não podia estar mais longe do restaurante que a chef, natural de Miranda do Douro, guardiã das tradições e produtos transmontanos e capaz de conferir novas roupagens à cozinha típica, abriu junto a Santo Ovídeo em 2020.

“Ele gosta mais de marisco do que eu”, brinca, sublinhando a necessidade de chegar a um consenso com o marido e parceiro de negócios, que ficará à frente do espaço.

“Mais do que um restaurante, o Proua nasce como espaço de valorização da gastronomia portuguesa, com especial foco nos sabores frescos do mar”, destaca Lídia, acentuando o desejo de que cada refeição seja “uma travessia pelos sabores que nos definem enquanto povo”.

Terra e mar: uma viagem com sabor entre comida e histórias

Porque “no Norte gostamos das coisas como elas são: boas, honestas e com sabor”, o restaurante é também “um convite à partilha – de comida e de histórias. Procuramos criar uma experiência que una o melhor da nossa terra e do nosso mar, sempre com um serviço próximo, cuidado e genuinamente português”, acrescenta. Marisco do dia fresco, que se escolhe numa vitrine, mas também “Creme de marisco”, “Preguinhos” e “Sandes de presunto” integram a ementa. Também a sala, com balcão de 12 lugares, mesas altas e um total de 21 lugares sentados, alude ao mar, cruzando um ambiente descontraído e elegante. “Queremos que seja um ponto de encontro”, ao fim da tarde, depois do trabalho, ou fora de horas.

Quanto ao nome, Proua “significa orgulho em Miranda, mas também se refere ao sotaque com que a palavra se diz no Porto”, porque, justifica, “é assim que seguimos viagem: com sabor na frente e orgulho no peito”.

O Proua abre sábado, 19 de julho, ainda em soft opening. A inauguração oficial, ainda dependente de algumas finalizações, está agendada para 25 de julho.

A petiscaria e marisqueira Proua (Rua Soares dos Reis, 901, Vila Nova de Gaia. Tel. 937933964) estará de portas abertas entre as 15h00 e a meia-noite, uma forma de fomentar o convívio e o petisco fora de horas, seja antes de ir para casa depois do trabalho ou mais tarde. Pela mesma razão, estará sempre aberto, mesmo ao domingo e à segunda-feira, “dias em que é mais difícil encontrar alguma coisa aberta”, destaca a chef.


Ana Maria Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário