Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Sendim: Cooperativa Ribadouro poderá iniciar a campanha vinícola a 17 de setembro

 A Cooperativa Agrícola Ribadouro C.R.L., organizou uma assembleia geral extraordinária, no serão de 3 de setembro, no pavilhão multiusos de Sendim, para informar os associados da possibilidade de vender, simultaneamente, o vinho de 2024 e a colheita deste ano, o que permitiria iniciar a campanha vinícola a 17 de setembro.


A reunião foi convocada pelos órgãos sociais da cooperativa sendinesa para discutir a abertura da campanha vinícola 2025.

Na sessão, o vice-presidente da cooperativa Ribadouro, André Xavier, informou a mais de uma centena de sócios presentes na assembleia, da existência de um empresário interessado em comprar a produção de vinho de 2024 e colheita de uvas de 2025.

“Até ao próximo dia 12 de setembro, há uma possibilidade vender a produção de vinho de 2024 e a colheita de uvas deste ano, o que nos permitiria pagar aos sócios da cooperativa Ribadouro. Caso isso aconteça, a cooperativa vai continuar a trabalhar e abrir as portas para a nova campanha vinícola deste ano, a 17 de setembro. Caso o negócio não se concretize, a cooperativa não abre para a campanha deste ano”, informou o dirigente associativo.

No caso do negócio se concretizar e a cooperativa agrícola continuar a atividade, a direção da Ribadouro C.R.L, informou que a abertura da adega cooperativa, em Sendim, está prevista para o dia 17 de setembro e o horário de trabalho é o seguinte: 

2ª feira – fecho
3ª feira – abertura às 7h00 até ao fecho;
De 4ªfeira a Domingo, abertura das 14h00 até ao fecho.

Outro assunto novamente abordado na assembleia da cooperativa foi a precocupante situação financeira desta coletividade. Segundo o também tesoureiro, André Xavier, a cooperativa Ribadouro continua a dever 700 mil euros aos bancos: 200 mil ao Millenium BCP e 500 mil ao Crédito Agrícola.

“Falta também pagar cerca de 20 mil euros a fornecedores. Aos associados ainda há que pagar a colheita de 2023”, indicou.

Em Sendim, a Cooperativa Agrícola Ribadouro, C.R.L, foi constituída em 1959 e atualmente estão ativos cerca de 700 vitivinicultores, dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Relativamente à colheita de uvas deste ano, o vitivinicultor de Sendim, Luís Peres adiantou que prevê uma redução na quantidade de uvas.

“Comparativamente com o ano passado, verifico que as uvas estão mais pequenas, dada a falta de chuva ao longo destes meses de verão. Ainda assim, prevejo colher entre 50 a 60 mil quilos de uvas. Sobre a qualidade, os técnicos indicam que a graduação de açúcar nas uvas ainda está baixa”, indicou.

O agricultor, Luís Peres, prevê iniciar as vindimas em meados de setembro, aquando da aberturas das adegas cooperativas.

Na vila de Sendim, a Cooperativa Agrícola Ribadouro, C.R.L produz os vinhos “Ribeira do Corso”, “Lhéngua Mirandesa”, “Mirandum” e “Pauliteiros”.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário