Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Ministra da Cultura anuncia medidas para combater fecho de cinemas em todo o país

 Margarida Balseiro Lopes garante que Governo vai acompanhar de perto o impacto destes fechos e estudar medidas que permitam reforçar o acesso ao cinema em todo o território nacional, com especial atenção às zonas mais afetadas, como o Nordeste Transmontano.


A ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, anunciou a criação de um grupo de trabalho dedicado à exibição cinematográfica, sendo que este ano várias salas fecharam, em todo o país.

Durante uma audição no Parlamento, a ministra afirmou que o Governo está atento à desafetação de salas de cinema, ou seja, à retirada da sua função original, e garantiu que este é um tema prioritário.

O grupo junta o Instituto do Cinema e Audiovisual e a Inspeção-Geral das Atividades Culturais, com o objetivo de encontrar soluções para travar esta tendência.

Em Bragança há vários anos que não há exibição comercial de cinema, regular, diversificada e diária. O mesmo acontece também em Beja e Portalegre.

Segundo dados oficiais, o país conta atualmente com 550 salas de cinema em funcionamento, um número que tem vindo a descer. A maioria concentra-se nas regiões de Lisboa e do Norte, deixando o interior, como Bragança, praticamente sem oferta cultural nesta área.

Nos últimos meses, várias salas encerraram portas em centros comerciais por razões económicas, incluindo espaços em Gaia, Braga e Viana do Castelo.

A ministra garantiu que o Governo vai acompanhar de perto o impacto destes fechos e estudar medidas que permitam reforçar o acesso ao cinema em todo o território nacional, com especial atenção às zonas mais afetadas, como o Nordeste Transmontano.

De acordo com o Instituto do Cinema e do Audiovisual, em 2024 existiam 563 salas de cinema, das quais 172 estavam concentradas na região de Lisboa, 166 na região norte e 122 na região centro. As restantes 38 estavam na região do Alentejo, 36 na do Algarve, 15 nos Açores e 14 na Madeira.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário